Porsche investe R$ 70 milhões e terá 104 carregadores ultrarrápidos no Brasil
Porsche aumenta investimento na rede de eletropostos ultrarrápidos e vai começar pela Quinta do Marquês, no km 57 da Rodovia Castello Branco
A Porsche acaba de anunciar um projeto ambicioso que reforça sua posição de vanguarda na eletrificação automotiva no Brasil. Em parceria com sua rede de concessionários e a GreenV, a Porsche Brasil investirá R$ 70 milhões até 2028 para instalar 66 novos carregadores ultrarrápidos de 150 kW em rodovias estratégicas. Com isso, o total chegará a 104 estações ativas no país. O novo Porsche Taycan elétrico pode rodar até 500 km.
Este novo investimento consolida a Porsche como líder em infraestrutura de recarga para Veículos de Nova Energia no Brasil, superando concorrentes diretos e apoiando o avanço da mobilidade elétrica no mercado nacional. Isso vem no momento em que a GM também anunciou a produção do Chevrolet Spark EUV no Brasil com mais infra-estrutura de carregamento.
Porsche Highway Charging 3.0 começa no Km 57 da Castello Branco
O projeto, batizado de Highway Charging 3.0, já tem sua primeira estação em operação no restaurante A Quinta do Marquês, no km 57 da rodovia Presidente Castello Branco, entre Sorocaba e São Paulo. Cada equipamento terá dois plugues: um exclusivo para veículos Porsche e outro liberado para modelos de qualquer marca, com gestão via aplicativo que organiza até filas virtuais de espera.
Segundo Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil, o Brasil reúne condições únicas para a eletrificação total:
“Mais de 85% da eletricidade gerada no país vem de fontes limpas e renováveis, muito acima da média global. Acreditamos na eletrificação e essa combinação impulsionará a adoção de veículos eletrificados no Brasil.”
Vogel disse uma vez ao Guia do Carro que o Brasil poderia ser "o paraíso dos carros elétricos", se investisse nessa nova tecnologia. Porém, segundo Leandro Giacon, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Porsche Brasil, a falta de infraestrutura em rodovias ainda é a principal barreira para a compra de elétricos:
“Nossa meta é melhorar as condições de uso para os nossos clientes, garantindo sempre um plug exclusivo em cada estação e conectando esta terceira onda de expansão às parcerias anteriores.”
Pelo menos por enquanto, a Porsche não deu pistas de que cobrará um preço exorbitante para clientes de outras marcas, como faz a Volvo, a fim de eliminar a presença de veículos concorrentes em sua rede de eletropostos.
A parceria da Porsche com a GreenV, que já dura desde 2018, também foi celebrada por Junior Miranda, cofundador e CEO da GreenV. “Damos mais um passo histórico em direção ao nosso propósito de viabilizar a mobilidade elétrica na América Latina”, disse
Rede de Porsche Centers já tem oito carregadores de 350 kW
Ao final do ciclo atual, a Porsche terá investido R$ 167 milhões em todo o ecossistema de recarga no Brasil. Além das estações rodoviárias, a rede de Porsche Centers já oferece 23 carregadores ultrarrápidos urbanos, incluindo 8 dos 9 equipamentos mais potentes da América do Sul, com 350 kW. O nono, também de 350 kW, foi instalado em parceria entre Porsche, Audi, Volkswagen e EDP e fica na Riviera de São Lourenço, no Litoral Norte paulista.
A Porsche informou que mantém o programa Destination Charging, com mais de 200 carregadores de 11 kW em pontos de conveniência pelo país, e ultrapassou 4.000 instalações residenciais realizadas para clientes.
Para Vogel, que agora tem o desafio de educar clientes da marca sobre a utilização responsável de seus carros, devido a repetidos casos de acidentes noticiados pela imprensa, os 104 carregadores elétricos confirmam a liderança da Porsche na infraestrutura de carregamento:
“Todas as iniciativas reunidas fazem da Porsche a fabricante com o maior número de carregadores rápidos instalados no Brasil. Não mediremos esforços para retribuir a confiança de nossos clientes e, ao mesmo tempo, impulsionar a eletromobilidade no país.”