Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Alemanha se junta à França e pede renúncia de relatora da ONU para a Palestina, após declarações

A Alemanha juntou-se à França nos pedidos para que a relatora especial da ONU para os Territórios Palestinos, Francesca Albanese, renuncie ao cargo, após declarações recentes dela sobre Israel serem consideradas antissemitas.

12 fev 2026 - 14h50
Compartilhar
Exibir comentários

"Albanese já fez inúmeros comentários inadequados no passado. Condeno suas recentes declarações sobre Israel. Ela não está apta para ocupar este cargo", declarou o ministro das Relações Exteriores alemão, Johann Wadephul, nesta quinta-feira (12).

Francesca Albanese afirma não ter dito que Israel é "um inimigo comum". (Foto de arquivo: 28/10/2025)
Francesca Albanese afirma não ter dito que Israel é "um inimigo comum". (Foto de arquivo: 28/10/2025)
Foto: AFP - RODGER BOSCH / RFI

A controvérsia começou na terça-feira (10), após uma carta de um grupo de parlamentares franceses para o ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Noël Barrot, denunciando declarações "antissemitas" de Albanese e exigindo que Paris "trabalhe" para que ela seja destituída de todos os seus mandatos na ONU. Segundo os deputados, a relatora teria designado "Israel como um inimigo comum da humanidade" em um discurso público.

Questionado na quarta-feira por uma parlamentar, Barrot pediu a renúncia de Albanese por suas "declarações ultrajantes e repreensíveis que visam não o governo israelense, cujas políticas podem ser criticadas, mas Israel como povo e como nação, o que é absolutamente inaceitável".

Albanese nega acusações

Francesca Albanese denuncia as acusações como "falsas" e uma "manipulação" de suas declarações. No último sábado, falando por videoconferência em um fórum organizado em Doha pela Al Jazeera, ela se referiu a um "inimigo comum" que, segundo ela, possibilitou um "genocídio" em Gaza.

"O fato de que, em vez de deter Israel, a maioria dos países do mundo o armou, lhe forneceu pretextos políticos, proteção política e apoio econômico e financeiro, é um desafio", afirmou. Questionada na quarta-feira pelo canal de notícias France 24 sobre essa controvérsia, ela declarou: "Eu nunca, jamais, jamais disse que 'Israel é o inimigo comum da humanidade'".

"Falei sobre os crimes de Israel, o apartheid, o genocídio, e condenei como inimigo comum o sistema que impede que Israel seja levado à justiça e que seus crimes sejam postos em prática", acrescentou.

Associação de juristas franceses defende relatora

Uma associação de juristas franceses anunciou que apresentou uma queixa judicial por "divulgação de informações falsas" a respeito de declarações atribuídas "fraudulentamente" por membros do parlamento à relatora especial da ONU para os Territórios Palestinos. Para a associação Juristas pelo Respeito ao Direito Internacional (Jurdi), essas acusações "constituem um grave ataque ao princípio da independência dos mecanismos da ONU e levantam a questão da disseminação de informações imprecisas por autoridades públicas".

A Jurdi afirmou que, consequentemente, apresentou "uma denúncia ao Ministério Público de Paris sobre ações que provavelmente constituem o crime previsto em lei de disseminação de notícias falsas, em vista das declarações fraudulentamente atribuídas à Sra. Francesca Albanese".

Parlamentares e líderes ambientais também enviaram uma carta na quinta-feira ao ministro Barrot, pedindo-lhe que esclarecesse sua declaração e retirasse seu pedido de renúncia de Albanese. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da França enfatizou na quinta-feira que "a França, em diversas ocasiões, expressou sua preocupação com as posições de Albanese nos últimos anos".

"É o conjunto de suas declarações que levou o ministro a pedir sua renúncia", afirmou Pascal Confavreux, observando que, embora as declarações recentes dela sejam "inaceitáveis", o ministro não havia "pronunciado essa expressão ('inimigo comum')" na Assembleia Nacional. 

Com AFP

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade