Confirmado: novo Chevrolet Sonic já tem data para chegar ao Brasil
Derivado do Onix, o novo SUV Chevrolet Sonic promete agitar o mercado em 2026 com visual aventureiro e vai brigar com Pulse, Kardian e Tera
A General Motors acaba de confirmar que o novo Chevrolet Sonic chegará ao mercado brasileiro no segundo trimestre de 2026. O modelo, que será produzido no complexo da GM em Gravataí (RS), chega para brigar com os modelos Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera no segmento de SUVs urbanos. Recentemente, a GM divulgou os primeiros teasers do novo Sonic.
Lançamento confirmado para o segundo trimestre de 2026
Em um comunicado oficial divulgado no perfil da GM no LinkedIn, a marca destaca que o SUV marca mais um capítulo da transformação industrial da montadora no Brasil. Para produzir o Sonic, a fábrica de Gravataí terá quase 1.000 robôs de última geração integrados a sistemas inteligentes, câmeras de alta precisão dedicadas ao controle de qualidade e soluções baseadas em IA.
Design e motorização: o que o novo Sonic traz do Onix
Derivado do Onix, o novo SUV compacto da marca americana resgata o nome do modelo vendido entre 2012 e 2014 no Brasil nas carrocerias hatchback e sedã. Chamado internamente de Projeto Carbon, o novo Sonic utilizará a mesma plataforma GEM que sustenta Onix, Onix Plus, Tracker e Montana. A GM considera o modelo um SUV cupê.
O design será exclusivo, com dianteira e traseira inspiradas nos SUVs maiores da marca, enquanto as laterais devem manter o mesmo desenho do Onix hatch, inclusive nas portas. Assim, as dimensões devem ser próximas às do compacto, com entre-eixos de 2,55 m. A carroceria, no entanto, trará suspensão elevada, molduras nos para-lamas, rack de teto e rodas próprias para reforçar o visual aventureiro.
No interior, são esperadas mudanças no acabamento, mas com componentes em comum com os demais modelos nacionais da marca. O novo Chevrolet Sonic deve contar ainda com recursos extras de conectividade e segurança em relação ao Onix. O motor será o 1.0 turbo flex de até 115,5 cv e 165 Nm, combinado ao câmbio automático de seis marchas. Ele também será exportado para outros mercados da América Latina.