Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Porsche Macan GTS prova que elétrico pode ser esportivo emocional

Avaliamos na França, em primeira mão, o novo Porsche Macan GTS elétrico nas estradas da Provence e da Côte D’Azur

12 fev 2026 - 11h33
Compartilhar
Exibir comentários
Porsche Macan GTS elétrico
Porsche Macan GTS elétrico
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A nova geração do Porsche Macan ganhou a versão que faltava: a celebrada GTS, com sua esportividade marcante, muito acima da 4S, muito próxima da Turbo e com uma dirigibilidade mais “amigável” do que a do nervoso topo de linha. O Guia do Carro foi convidado pela Porsche para experimentar o novo Macan GTS nas sinuosas estradas da Provence e da Côte D’Azur, na França, na região de Nice.

O Macan não foi disruptivo como o Cayenne na história da Porsche, mas também deixou os velhos guardiões do motor a combustão com os cabelos em pé. Todas as versões anteriores do SUV premium – Macan, 4, 4S e Turbo – são equipadas com um ou dois motores elétricos. Por isso, houve um certo burburinho de que o GTS seria uma exceção e chegasse com duas opções: uma elétrica e outra híbrida.

Só que não. A Porsche aumentou a aposta no Macan puramente elétrico, lançou um GTS digno de aplausos, muito potente, com 516 cv (380 kW), incríveis 955 Nm de torque e capaz de rodar de 400 a 500 km com uma carga na bateria de 100 kWh. O Macan elétrico não é apenas um SUV-B+ premium com zero emissão: ele se transforma em três carros diferentes, dependendo do gosto do usuário.

Nas estradas da França pudemos comprovar uma tese: quem torceu o nariz para os Porsche elétricos – por desaprovação, enfado ou ceticismo – vai ter que destorcer. Há, claro, os resistentes, e para esses a Porsche fará um outro SUV na base do Macan até o final da década, porém com outro nome, mantendo um pezinho no motor a combustão.

O Macan GTS elétrico é apaixonante. Nem sequer é preciso colocá-lo no modo de condução Sport+ para obter uma ótima arrancada. Mas, claro, a experiência sensorial ao volante muda, pois acrescenta a audição.

Porsche Macan GTS elétrico
Porsche Macan GTS elétrico
Foto: Rodrigo Mora / Guia do Carro

No modo Normal, o carro é silencioso como todos os elétricos; no Sport emite um ronco como se tivesse motor a combustão; no Sport+ ele deixa o som mais grave, mais alto, transmitindo ao condutor a sensação de potência. Não só isso: ele também baixa o carro, reduzindo o centro de gravidade, endurece a suspensão, deixa a direção mais direta (e mais pesada) e entra num modo eletrônico que responde mais rápido às solicitações no pedal do acelerador.

Não tem como não sentir prazer ao dirigir a bordo do novo Macan GTS elétrico. Não importa se a estrada é sinuosa ou reta, se é subida ou descida e até mesmo se você estiver rodando na cidade. Interessante notar também que o Macan GTS tem excelente equilíbrio entre conforto e dirigibilidade.

Porsche Macan GTS elétrico
Porsche Macan GTS elétrico
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Macan GTS tem Launch Control, tração integral, duas unidades de tração (dianteira e traseira), chega a 250 km/h, entrega alcance elétrico real acima de 400 km (586 km pelo ciclo europeu WLTP). Talvez para garantir uma boa impressão aos (poucos) jornalistas convidados a testá-lo em primeira mão, a Porsche escolheu três roteiros lindos e sinuosos, pelas montanhas da Provence e pela orla da Côte D’Azur. Rodamos seis horas com o carro e ainda tinha carga na bateria para rodar mais seis.

O Macan GTS é mais bonito e emocional do que o Turbo, graças aos pacotes estéticos. Havia duas versões de acabamento disponíveis – uma azul (Lugano Blue) e uma vermelha (Red Carmine) com o pacote Sport Chrono, que muda o desenho das rodas de 22 polegadas, por exemplo.

Porsche Macan GTS elétrico
Porsche Macan GTS elétrico
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Tudo que há de melhor em tecnologia de eletrificação e de conectividade o novo Macan GTS tem. Na cabine, por exemplo, é possível até jogar videogame com Game-Pad Control. Para estacionar o carro, é possível treiná-lo do lado de fora usando apenas o smartphone. Para conveniência, a arquitetura elétrica é de 800 volts e a potência de carregamento rápido (DC) de 270 kW permite aumentar a carga de 10 a 80% em 21 minutos.

O novo Porsche Macan GTS chega ao Brasil em abril por R$ 800.000. Um aumento de R$ 20.000 sobre o antigo modelo V6. Isso para um carro que tinha um motor 2.9 a gasolina de 440 cv/550 Nm e agora tem dois elétricos com muito mais potência e torque: 516 cv/955 Nm. Ia de 0 a 100 em 4,3 segundos e agora vai em 3,8 segundos.

Porsche Macan GTS elétrico
Porsche Macan GTS elétrico
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Isso sem contar que o antigo Macan GTS (que também amávamos) fazia 8,4 km/l de gasolina e emitia 184 g de CO₂ a cada km rodado. Na prática, rodava uns 420 km para reabastecer, deixando um rastro de 77 kg de gás carbônico. O novo Macan GTS elétrico deve fazer tranquilamente 4,2 km/kWh (autonomia estimada de 420 km) e vai rodar com zero emissão de CO₂.

É ou não é um carro disruptivo? Talvez não seja na visão do grande público, que está sendo bombarbeado pela narrativa do híbrido flex, mas para quem trocar o antigo GTS pelo novo Macan GTS, com certeza será. A Porsche sabe disso.

Porsche Macan GTS elétrico
Porsche Macan GTS elétrico
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade