Esqueça a Suíça ou a Noruega: a primeira cidade do mundo a atingir o padrão máximo de qualidade de vida fica no Brasil
Município paulista superar referências internacionais em sustentabilidade, governança e bem-estar social
Quando o assunto é qualidade de vida, sustentabilidade e cidades inteligentes, países como Suíça e Noruega são referências internacionais. No entanto, uma cidade no interior de São Paulo acaba de receber a maior certificação de qualidade de vida.
São José dos Campos se tornou a primeira cidade do mundo a conquistar o nível platina da certificação ABNT NBR ISO 37125. Este é o mais alto reconhecimento internacional para desempenho urbano com base em critérios ambientais, sociais e de governança (ESG).
O município passa a integrar um grupo de referências globais em gestão urbana inteligente, sustentável e resiliente.
São José dos Campos se torna cidade modelo
O reconhecimento foi anunciado em cerimônia no Paço Municipal, em novembro de 2025, após um processo de auditoria conduzido pelo Parque de Inovação Tecnológica (PIT) em parceria com a prefeitura e validado dentro das diretrizes da Organização Internacional de Normalização (ISO).
A ISO 37125 é uma norma que avalia cidades sustentáveis, inteligentes e resilientes com 133 indicadores divididos em três frentes principais.
No eixo ambiental, entram emissões de gases de efeito estufa, arborização, gestão de resíduos e uso de energia limpa. No social, são avaliados acesso à saúde, educação, segurança e inclusão. Já em governança, os critérios são transparência pública, eficiência administrativa e uso estratégico de dados.
Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a certificação exige comprovação ...
Matérias relacionadas