Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que significa a frase do filósofo Pitágoras: "Se você quer viver muito tempo, guarde um bom vinho e um velho amigo"?

Num mundo que glorifica o novo, o matemático nos convida a olhar mais fundo para envelhecer com mais felicidade.

12 fev 2026 - 12h50
Compartilhar
Exibir comentários
@Shutterstock
@Shutterstock
Foto: Minha Vida

Conhecemos Pitágoras de Samos pelo que aprendemos na escola: o teorema de Pitágoras. Mas, além de matemático, esse grego foi filósofo e fundador do pitagorismo, um movimento filosófico pré-socrático baseado em suas doutrinas e nas de seus discípulos. 

A ele é atribuída a frase: "Se queres viver muito, guarda um bom vinho e um velho amigo", mas os ensinamentos de sua filosofia foram transmitidos oralmente, e essa frase não aparece nos fragmentos que sobreviveram do filósofo, que são bastante raros. Ainda assim, trata-se de uma citação inspirada em sua filosofia e com um significado simbólico muito claro.

Leia mais: Byung-Chul Han, filósofo: "A felicidade vem do trabalho manual. Sem as mãos, não há felicidade, nem pensamento, nem ação"

O que significa a frase do filósofo Pitágoras?

Na cultura greco-romana, o vinho envelhecido, ou vinho rancio, simbolizava valor e refinamento ao longo do tempo. Era um sinal de sofisticação, como mostram documentos históricos. O que Pitágoras quer dizer com essa frase é a importância de valorizar a maturidade e a experiência. Já o velho amigo faz referência à lealdade e à amizade mais profunda, como a descrita por Aristóteles na Ética a Nicômaco. 

Em outras palavras, quando Pitágoras diz: "Se você quer viver uma vida longa, conserve um pouco de vinho rancio e um velho amigo", ele fala de longevidade em um sentido mais amplo, que depende da qualidade dos relacionamentos, da estabilidade emocional e da sabedoria acumulada.

...

Veja mais

Veja também

O que significa não se sentir feliz o tempo todo?

Sêneca, filósofo romano: "Os seres humanos erram ao viver no futuro como se o tempo fosse garantido"

Byung-Chul Han, filósofo: "A felicidade vem do trabalho manual. Sem as mãos, não há felicidade, nem pensamento, nem ação"

Segundo psicólogos, pessoas que cresceram nas décadas de 80 e 90 desenvolveram a falácia da chegada devido aos finais felizes

Se você puder dizer essas quatro frases de forma sincera, tem mais confiança e felicidade do que pensa

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade