PUBLICIDADE

CEO da Porsche Brasil vê futuro elétrico e investe em eletropostos

Em conversa exclusiva com o Guia do Carro, o CEO da Porsche Brasil, Peter Vogel, confirma confiança no futuro dos carros elétricos

20 jun 2024 - 11h58
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil: confiança no futuro dos carros elétricos
Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil: confiança no futuro dos carros elétricos
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Guia do Carro teve uma conversa exclusiva com o CEO da Porsche Brasil, Peter Vogel, por ocasião do lançamento do novo Porsche Cayenne E-Hybrid, em São Paulo. Vogel disse que o futuro é mesmo elétrico e falou dos investimentos que a marca alemã está fazendo na ampliação da rede de carregadores elétricos no país.

Vogel comentou que os recentes recuos das montadoras nas previsões de crescimento de carros elétricos estão muito mais ligadas às leis de cada região do que à convicção sobre o futuro. “O futuro é dos carros elétricos”, ele disse.

Na opinião dele, mesmo no Brasil, onde as tarifas de importação chegarão a 35%. Atualmente, os carros híbridos pagam 15% e 12% e os elétricos pagam 10%. Segundo Vogel, mesmo quando cegar a 35% as vendas de carros elétricos da Porsche continuarão crescendo no mercado brasileiro.

Para Vogel, o Brasil pode ser o paraíso dos carros elétricos de volume no futuro, pela matriz limpa. Por isso, a Porsche está investindo na ampliação da rede de eletropostos e já tem 45 parcerias em atividade no país, em pontos estratégicos. Só este ano (até 17 de junho) a Porsche já vendeu 66 carros elétricos e 643 carros híbridos no Brasil.

A Porsche Brasil tem carregamento AC com potência de 22 kW nas 13 concessionárias do país. O carregamento DC com potência de 350 kW está disponível em quatro locais, sendo três no Estado de São Paulo e um em Salvador (BA).

A Porsche também tem carregamento DC com potência de até 175 kW em sete localidades: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Florianópolis, Belo Horizonte e Fortaleza.

Sobre o futuro dos motores a combustão, que poderiam ser “salvos” com os combustível sintéticos (e-Fuel), Peter Vogel disse que não há possibilidade de isso acontecer nos carros de grande volume, mas somente nos supercarros, devido ao alto custo. Segundo ele, as pesquisas nesse sentido continuam.

Vale lembrar que a Porsche considera os eFuels (combustíveis sintéticos) uma solução complementar para a transição da frota circulante global para os carros elétricos. A Porsche avalia que existam atualmente cerca de 1,3 bilhão de veículos a combustão rodando pelo mundo. Veja abaixo o resumo dos investimentos da Porsche Brasil e da rede de concessionárias, que soma R$ 49 milhões.

Carregadores domésticos (AC)

1.456 instalados pela Porsche BR até o momento. 

Carregadores em estrada (DC)

R$ 6,8 milhões para 38 estações de recarga, em conjunto com os nossos parceiros. 25 já estão operacionais. 

Carregadores de conveniência (AC)

R$ 4,8 milhões para 194 carregadores.

Carregadores na rede (DC)

R$ 18 milhões para 11 carregadores.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade