Impressões: Porsche Taycan 4 Cross Turismo roda (mesmo) 500 km com uma carga
Nova geração do Porsche Taycan acaba com o drama do alcance limitado, fica mais potente, carrega mais rápido e traz várias outras melhorias
Nunca houve dúvidas sobre a qualidade do Porsche Taycan, o primeiro carro elétrico da marca alemã. Mas havia desconfiança em relação ao alcance, por isso a Porsche trabalhou bastante neste item e ele foi o que mais nos chamou atenção durante o test drive de 359 km que realizamos entre São Paulo e o Autódromo Velo Città, em Mogi-Guaçu (SP).
Nessas primeiras impressões escolhemos o Taycan 4 Cross Turismo, que é a versão mais acessível da belíssima perua com tração nas quatro rodas. Custa R$ 920.000. Agora são três peruas e sete sedãs na linha Porsche Taycan disponível no Brasil. Rodamos alguns quilômetros na cidade, mas uns 90% do percurso foi feito em rodovias.
Saímos do Porsche Center São Paulo Oeste com 97% de energia na nova bateria de 105 kWh (antes eram 93 kWh). Ao chegar no Velo Città, 171 km depois, havia 71% de carga e um alcance estimado de mais 318 km. O consumo foi de 16,8 kWh/100 km.
No retorno, depois de passar por um trecho urbano de Itu (SP), o painel digital do Porsche Taycan 4 Cross Turismo marcava 36% de carga, mais 165 km de alcance e um consumo médio total de 17,6 kWh/100 km. Foram 5h45min de estrada e 359 km percorridos. Basta fazer as contas para ficar comprovado que o novo Taycan 4 roda (mesmo) 500 km com uma carga de bateria. No mesmo ritmo chegaria a 524 km.
Segundo o WLTP (europeu), o alcance do novo Taycan 4 Cross Turismo varia entre 477 e 561 km, dependendo das condições do clima, da estrada e – obviamente – da “tocada” do motorista. Pé pesado consome mais. Por isso, rodamos quase sempre no limite das vias, em torno de 120 km/h, com algumas fortes acelerações para ultrapassagens e para “sentir” a potência.
Mesmo assim, o PBEV do Inmetro indica apenas 415 km de autonomia (por usar um critério dos EUA que prejudica os carros elétricos). Não é que seja ruim, mas é muito menos do que o novo Taycan pode de fato fazer. Porém, para dar uma ideia de como melhorou, o PBEV indicava 286 km de alcance no antigo Taycan de entrada e agora registra 393 km (+37%).
A versão que experimentamos tem 320 kW de potência (435 cv) e 610 Nm de torque. O novo Taycan 4 Cross Turismo vai de 0 a 100 em 4,7 segundos e atinge 230 km/h. São dois motores elétricos com modificações muito interessantes que os deixaram mais leves e mais eficientes.
A Porsche não brinca em serviço quando se propõe a melhorar um carro. O Taycan já era ótimo e agora ficou ainda mais aprimorado na suspensão, no desempenho, na rapidez de carregamento e nas informações que passa ao motorista, seja pelo painel digital ou pelo Apple CarPlay. Usamos o Android Auto e também tivemos ótima conectividade.
O painel de instrumentos exibe um colchete no lado direito do velocímeto que vai aumentando de tamanho conforme a temperatura da bateria de 105 kWh vai subindo. Quando o marcador fica dentro do colchete, significa que o Taycan pode ser carregado em sua maior eficiência. Ou seja: desde a conexão ele já está apto a utilizar a impressionante potência de carregamento de 320 kW (antes era de 270 kW).
Mas a maior vantagem não está só aí e sim no fato de a bateria ficar apta já quando atinge 15 graus Celsius. Antes isso só era possível quando a bateria chegava a 35 graus. Por isso, o tempo gasto no carregamento também pode ficar muito menor, numa carga entre 10% e 80%.
Tudo então é perfeito no novo Taycan? Por incrível que pareça, nem tudo. O número que aparece embaixo do status de energia da bateria é a quilometragem total do carro e não o alcance, que fica do lado. Isso nos confundiu no início, pois o carro era pouco rodado. O ideal é que o alcance seja mostrado no mesmo quadro do status da bateria, invertendo as posições.
Para o motorista, a visualização do Waze ou Google Maps, por exemplo, é muito ruim, pois a tela multimídia fica distante e abaixo da linha de visão normal. É possível colocar a indicação da próxima manobra no painel principal, mas ela também confunde por indicar sempre curvas de 90 graus até quando é um simples desvio para a direita ou para a esquerda. Menos mal que houve melhoria até no visor do passageiro.
A Porsche também melhorou a potência do carregamento sem fio, que agora é de 15 watts e tem refrigeração ativa. Foi bom viajar sem o desconforto de saber que o celular está muito quente. O carro tem Luzes Matrix com 11 segmentos controlados em todas as versões e assinatura de 4 pontos típica da Porsche no design diurno e noturno.
Por tudo que verificamos nessas primeiras impressões ao volante do Porsche Taycan 4, não há necessidade de ter mais potência para fazer viagens rápidas e seguras. Mas, atenção: o Taycan 4 Sedan, que custa R$ 850.000, é menos potente (300 kW ou 408 cv) e tem menos torque (585 Nm), porém é 1 décimo mais rápido e chega a 230 km/h. É questão de gosto e conveniência.
O Taycan perua tem 446 litros de capacidade do porta-malas traseiro (até a altura dos bancos), contra 407 litros do Taycan padrão. A diferença de tamanho é bem pequena: 4.974 mm de comprimento para o Cross Turismo e 4.963 mm para o Sedan.
Se a vida a bordo dos passageiros é confortável, segura e conectada, a vida a bordo do motorista é o melhor de tudo. Posição de dirigir fantástica, aceleração muito acima da média, alcance suficiente para programar viagens até mesmo no Brasil, comportamento dinâmico excelente e muita rapidez nas retomadas de velocidade – o Taycan 4 Cross Turismo vai de 80 a 120 km/h em incríveis 2,9 segundos (com controle de largada).
Convém não usar isso se há mais pessoas no carro, pois a aceleração é tão brutal que joga a cabeça dos ocupantes para trás e pessoas mais velhas podem ficar tontas ou até perder os sentidos. Isso vale para o motorista: se ele não estiver preparado, pode acabar se acidentando facilmente.
Agora imagina o novo Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach, que tem mais de 1.000 cavalos de potência (além dos 760 kW) e vai de 0 a 100 em míseros 2,2 segundos! [Veja no vídeo abaixo a volta recorde do novo Taycan em Interlagos.]
Mas isso é uma outra história. Quanto ao Taycan 4 Cross Turismo, ficou tão bom e o foco na autonomia foi tão grande que há até uma roda opcional, mais aerodinâmica, que aumenta o alcance em 40 km!
As rodas são de 19 polegadas e usam pneus com medidas diferentes. Na frente, 225/55; na traseira, 275/45. Como a tração é integral sob demanda, muitas vezes o Taycan 4 roda apenas com tração traseira – daí a necessidade de ter pneus mais largos. Cada motor elétrico tem 160 kW de potência (217 cv).
Com esse carro dá para ir do Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, ao Fairmont Copacabana, no Rio de Janeiro, sem precisar carregar a bateria e ainda sobra uns 50 km de autonomia para rodar pela cidade antes de carregar, chegando, por exemplo, até a concessionária Stuttgart da Barra da Tijuca, que é o Porsche Center carioca. Mesmo num eletroposto lento (AC), o novo Taycan tem 22 kW de potência de carregamento.