Hackers roubam 256 milhões de músicas do Spotify e querem tornar todo o conhecimento da humanidade acessível gratuitamente
Um grupo ativista criou um backup da biblioteca do Spotify. Eles querem disponibilizar milhões de músicas sem custo
Quem são esses hackers? Desconhecidos afirmam, em um post de blog no "Anna's Archive", que criaram um backup do Spotify. O Anna's Archive é uma chamada metamáquina de busca, usada para pesquisar especificamente bibliotecas clandestinas.
Bibliotecas clandestinas são bases de dados online que disponibilizam gratuitamente conteúdos protegidos por direitos autorais — como filmes, e-books e músicas — sem a autorização dos detentores dos direitos.
O Anna's Archive tem como objetivo específico reunir todo o conhecimento da humanidade em um único lugar, catalogá-lo e torná-lo acessível gratuitamente.
Roubo de dados em grande escala
No post publicado no Anna's Archive, afirma-se que eles dispõem de 300 terabytes de metadados e arquivos de música do Spotify. No total, estariam incluídas 256 milhões de músicas, das quais 86 milhões são distribuídas por meio de torrents em massa. Agora, a intenção seria usar esses dados para construir um arquivo de preservação musical:
"Normalmente, o Anna's Archive se concentra em textos […]. Mas nossa missão (a preservação do conhecimento e da cultura da humanidade) não faz distinção entre tipos de mídia. Às vezes, surge uma oportunidade fora do campo dos textos. Este é um desses casos. Há algum tempo, descobrimos uma forma de fazer scraping do Spotify em grande escala. Vimos nisso um papel para nós: construir um arquivo musical voltado principalmente para a preservação de longo prazo."
Os responsáveis reconhecem que o Spotify naturalmente não possui ...
Matérias relacionadas
Pelo bem da sua segurança, não use câmeras em casa
O próximo MacBook Pro M6 trará as maiores mudanças dos últimos anos, mas não para todos os modelos
Adeus aos emails constrangedores: o Google liberou a função que você esperou anos para usar