Porsche Taycan estreia nova geração no Brasil; veja 10 versões e os preços
Nova geração do esportivo elétrico tem maior alcance, carregamento mais rápido e potência que varia de 408 a mais de 1.000 cv
O Porsche Taycan de nova geração acaba de estrear no Brasil. O esportivo elétrico alemão chegou ao país em 10 diferentes versões e já demonstrou toda sua capacidade ao bater o tempo de volta no circuito de Interlagos. Mas isso não é tão importante quanto as novidades do novo Taycan, que tem maior alcance, carregamento mais rápido e potência que vai de 408 a 1.034 cavalos – ou melhor, de 300 a 760 kW, já que é um carro elétrico.
São 10 diferentes versões, inclusive duas com a impactante carroceria Cross Turismo (perua). Os demais são Sedan. Houve mudança no design e os modelos “Turbo” ganharam maior diferenciação visual. Todas as versões do Taycan apresentam uma lista de equipamentos de série mais extensa e vêm com a última geração do Porsche Driver Experience, com conceito de exibição e controle aprimorados.
As versões Turbo GT Pacote Weissach, de 760 kW (1.034 cv) têm velocidade máxima de 300 km/h. Para quem deseja ainda mais performance, a Porsche oferece o Attack Mode, que eleva a potência para 815 kW ou 1.108 cv. Outra novidade é a versão Cross Turismo Turbo. Veja a seguir as 10 versões do novo Porsche Taycan e seus preços.
- Taycan – potência de 300 kW/408 cv (ou 320 kW/420 cv com Pacote Performance Battery Plus), 410 Nm de torque máximo (ou 420 Nm), autonomia de 393 km, 0 a 100 km/h em 4s8 e 230 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 820.000.
- Taycan 4 – potência de 300 kW/408 cv, 585 Nm de torque máximo, e autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 4s6 e 230 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 850.000.
- Taycan 4S – potência de 440 kW/598 cv, 710 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 3s7 e 250 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 875.000.
- Taycan GTS – potência de 515 kW/700 cv, 790 Nm de torque máximo, autonomia de 428 km, 0 a 100 km/h em 3s3 e 250 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.010.000.
- Taycan Turbo – potência de 650 kW/884 cv, 890 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 2s7 e 260 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.175.000.
- Taycan Turbo S – potência de 700 kW/952 cv, 1.110 Nm de torque máximo, autonomia de 425 km, 0 a 100 km/h em 2s4 e 260 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.435.000.
- Taycan Turbo GT Pacote Weissach – potência de 760 kW/1.034 cv, 1.240 Nm de torque máximo, autonomia de 442 km, 0 a 100 km/h em 2s2 e 305 km/h de máxima. Preço: R$ 1.535.000.
- Taycan 4 Cross Turismo – potência de 320 kW/435 cv, 610 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 4s7 e 220 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 920.000.
- Taycan 4S Cross Turismo – potência de 440 kW/598 cv, 710 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 3s8 e 240 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 935.000.
- Taycan Turbo Cross Turismo – potência de 650 kW/884 cv, 890 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 2s8 e 250 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.225.000.
A Porsche sofreu críticas de consumidores que acharam limitado o alcance da primeira geração do Taycan. Por isso, trabalhou bastante nesse item e conseguiu melhorar a autonomia. Já com os dados do PBEV do Inmetro (que sempre é pessimista), o Taycan agora tem alcade de 393 a 442 km, dependendo da configuração.
O novo Taycan também recarrega mais rápido: em estações de carga de DC de 800 volts, por exemplo, pode ser carregado com até 320 kW – isso é 50 kW a mais do que antes. Segundo a Porsche, capacidades de carga superiores a 300 kW podem ser mantidas por até 5 minutos, e capacidades de carga muito altas podem ser alcançadas mais rapidamente, mesmo em baixas temperaturas.
A bateria passou de 93 kWh para 105 kWh de capacidade. Isso significa que um carregamento de 10 a 80%, a 15ºC, que antes levava 37 minutos, agora pode ser feito em apenas 18 minutos.Para os usuários de carros elétricos, esse é um fator muito importante.
Todos os modelos dotados de tração permanente podem ser equipados com a nova suspensão Porsche Active Ride – a suspensão a ar é item de série. Segundo a Porsche, o chassi mantém a carroceria plana, mesmo durante manobras dinâmicas de frenagem, direção e aceleração.
O painel de instrumentos, a tela central e o display opcional do passageiro gaharam funções adicionais. O seletor de modo no volante agora é de série. Para os modelos Taycan equipados com o pacote Sport Chrono e a Performance Battery Plus, há uma tecla especial push-to-pass (aperte para ultrapassar) no seletor de modo.
O fabricante procurou deixar os controles mais intuitivos, por meio de uma nova alavanca de controle à esquerda atrás do volante. O Apple CarPlay ficou mais integrado aos displays e às funções do veículo.
Recorde em Interlagos
Após estabelecer recordes de desempenho para veículos elétricos em Nürburgring (Alemanha), Laguna Seca (Estados Unidos) e Shanghai (China), o novo Porsche Taycan Turbo GT se tornou recordista também no circuito de Interlagos, em São Paulo.
O piloto Felipe Nasr – integrante da equipe Porsche Penske, tricampeão do IMSA e também tricampeão das 24h de Daytona – percorreu os 4.308 m de Interlagos em 1min42s130. O novo tempo supera por 7s7 o tempo estabelecido em 2022 com o Taycan Turbo S (1min49s828). Ele também baixou em 9 décimos o tempo anterior do 911 Turbo S (1min43s087).
“Usei o Attack Mode na subida que levava à Curva do Café, logo antes da reta principal, e o carro atingiu 272 km/h no final dela. Saindo da Curva do Sol, eu já estava passando dos 200 km/h na reta oposta. É incrível a rapidez com que este carro entrega potência e ganha velocidade”, comentou Felipe Nasr.
“O carro me ofereceu muita precisão para apontá-lo nas curvas de baixa e se comporta de maneira estável nas freadas fortes. O balanço, a tração – é realmente um carro esportivo”, acrescentou o piloto. Em breve publicaremos nossa avaliação do novo Porsche Taycan no mundo real, ou seja, nas ruas e estradas de São Paulo.