Novo Fiat Fastback aparece em testes e chama atenção com lanternas em “pixel”
Nova geração do SUV cupê surge quase pronta na Europa, adota visual futurista e promete mudanças importantes antes de chegar ao Brasil
O novo Fiat Fastback foi flagrado em testes na Europa e revelou mudanças importantes para a próxima geração, como divulgado pelo site Mundo do Automóvel para PCD. As imagens mostram o SUV quase pronto e destacam o novo conjunto de lanternas traseiras em estilo pixelado.
O desenho utiliza LEDs em blocos, criando um efeito visual moderno e futurista. Além disso, a solução lembra conceitos recentes da marca, indicando que o modelo seguirá a nova identidade visual apresentada pela Fiat nos últimos anos.
Enquanto isso, o formato cupê permanece, porém com linhas mais retas e proporções mais equilibradas. Dessa forma, o modelo deve corrigir críticas feitas ao espaço interno e ao desenho da geração atual. O teto continua com queda suave, mantendo o apelo esportivo.
Na dianteira, o novo Fastback também evolui. O SUV passa a adotar faróis retangulares com iluminação full LED e assinatura luminosa moderna. Além disso, o para-choque ganha desenho mais robusto, com elementos geométricos e grade de estilo futurista.
Por dentro, o modelo também muda bastante. O interior foi redesenhado para oferecer mais tecnologia e melhor aproveitamento de espaço. Assim, a central multimídia maior, o painel reposicionado e o novo volante seguem o padrão do Grande Panda europeu.
Outro ponto importante está na plataforma. A nova geração utilizará a arquitetura Smart Car do grupo Stellantis. Com isso, o entre-eixos deve crescer de 2,53 metros para cerca de 2,60 metros, melhorando o espaço no banco traseiro.
No mercado europeu, o Fastback terá versões a combustão, híbridas e até elétricas. Porém, no Brasil, a expectativa é pela manutenção dos motores 1.0 turbo T200 e 1.3 turbo T270, incluindo opção híbrida leve e a versão Abarth.
A produção nacional deve ocorrer em Betim, com lançamento previsto entre o fim de 2026 e o início de 2027, como ressalta o portal Mundo do Automóvel para PCD.