PUBLICIDADE

Oração de Páscoa para Ressurreição de Cristo em nós

18 abr 2019 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta semana comemoramos a Páscoa. O nome páscoa vem da palavra hebraica pessach ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu, marcado pela travessia do Mar Vermelho, que tinha se aberto para "dar passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida.

Cruscificação de Jesus Cristo
Cruscificação de Jesus Cristo
Foto: iStock

Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria. Antigamente, no Hemisfério Norte, a celebração da Páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera, tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses se presenteavam com ovos.

De todos os símbolos, o ovo de Páscoa é o mais esperado pelas crianças. Em muitas culturas, o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a Terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.

Os cristãos primitivos do Oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa, simbolizando a Ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.

Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos. A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.

Outro símbolo da Páscoa é o coelho, que é um mamífero roedor e passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar. Por sua grande fecundidade, o coelho se tornou o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de Cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

A simbologia do pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo, ao instituir a eucaristia, se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre as pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós. 

O Girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol. O girassol, como símbolo da Páscoa, representa a busca da luz que é Jesus e, assim como ele segue o astro rei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida. Hoje, comemoramos a Páscoa lembrando a jornada de Jesus: vida, morte e ressurreição.

O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.

O Sino é um símbolo da Páscoa. No domingo de Páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de Cristo.

Muitas simbologias e energias que marcam a passagem da Páscoa.

Para fortalecer esta época de Renascimento, segue abaixo uma oração:

Oração de Páscoa

Páscoa significa renascimento, renascer. Desejo que neste dia, em que nós cristãos, comemoremos o seu renascimento para a vida eterna, possamos renascer também em nossos corações.

Que neste momento tão especial de reflexão possamos lembrar-nos daqueles que estão aflitos e sem esperanças. Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais, porque perderam a fé em um novo recomeçar, pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.

Não nos deixe esquecer que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho, tu estás conosco em nossos corações, porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti, você jamais o faz. Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai e pela humanidade, que muitas e muitas vezes esquece-se disso.

Esquecem de ti e do teu sacrifício

Quando agridem seu irmão,

Quando ignoram aqueles que passam fome,

Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação,

Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo,

Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso, um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor. 

Jesus, 

Conceda-me a graça de ser menos egoísta, e mais solidário para com aqueles que precisam. 

Que jamais se esqueça de ti e de que sempre estarás comigo não importa quão difícil seja meu caminhar.

Obrigado Senhor,

Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter.

Por minha vida e por minha alma imortal.

Obrigado Senhor!

Amém.

(Autoria desconhecida)

Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti? Orientação Pessoal, tarô, feng shui, hipnoterapia e coaching holístico? Para os valores dos trabalhos, entre em contato através do e-mail franco.guizzetti@terra.com.br. Siga-o nas redes sociais.

Veja também:

Como se faz chocolate?:
Franco Guizzetti Franco Guizzetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade