Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Huawei consegue em meses o que Android não conseguiu em 15 anos: fazer com que 90% de seus celulares possam ser atualizados

A Huawei confirma que o HarmonyOS 6 é compatível com mais de 90% de seus aparelhos

17 jan 2026 - 09h16
(atualizado às 13h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

O velho fantasma da fragmentação no Android tem um novo capítulo, e as coisas não parecem bem para o SO do Google. Dados oficiais publicados nesta semana revelam um marco para a indústria chinesa e seu novo ecossistema: 91,5% dos dispositivos da Huawei já são compatíveis com a API mais recente do HarmonyOS 6.

O número é arrasador quando comparado ao ritmo de adoção das versões mais recentes do Android. Na China, a Huawei alcançou essa velocidade de cruzeiro em tempo recorde, resolvendo também o problema endêmico das atualizações.

Como é possível atualizar milhões de unidades tão rápido? A resposta curta é que a Huawei se tornou a Apple. Ao lançar o HarmonyOS Next (versão 5), a empresa eliminou todo o código legado do Android. Eles não precisam mais esperar que o Google libere o código, que a Qualcomm atualize os drivers, nem adaptar camadas de personalização.

A Huawei controla todo o processo de forma vertical: projeta o chip (Kirin), escreve o kernel e distribui o software. Isso elimina os gargalos que ainda freiam fabricantes como Samsung e Xiaomi, que dependem de terceiros para agir.

Arquitetura sob medida

Para entender essa agilidade, é preciso olhar sob o capô do SO. A chave técnica é a substituição do kernel do Linux pelo de Hongmeng. Trata-se de uma arquitetura de microkernel que, segundo a empresa, elimina camadas desnecessárias de abstração e é três vezes mais eficiente do que os núcleos Linux tradicionais.

Essa integração profunda tem uma segunda vantagem para a ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Cliente compra PC potente com 4 placas gráficas e 96 GB de VRAM por US$ 16 mil; provavelmente tem mais memória de vídeo do que RAM instalada

Um programa gratuito mostrou que a EA vem roubando mais de 60 GB do meu espaço de armazenamento há anos

Dell foi primeira a admitir o óbvio: quase ninguém quer um computador com IA, não importa o quanto a indústria se esforce

ChatGPT vai ganhar "modo adulto" em 2026, mas decisão expõe dilemas sobre os limites da IA e saúde mental do usuário

A situação dos preços da RAM é tão desesperadora que já há quem esteja construindo a própria memória em casa

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade