3 eventos ao vivo

Saiba o que é amizade tóxica e como se livrar dela!

Aprenda a identificar amizades tóxicas e livre-se delas!

23 jul 2020
13h35
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Acabe de vez com as amizades tóxicas - Crédito: Ashley Jurius/Unsplash
Acabe de vez com as amizades tóxicas - Crédito: Ashley Jurius/Unsplash
Foto: João Bidu

Amigos são como uma família que você escolhe para a vida. A presença deles renova o espírito, traz mais esperança e, nos momentos de angústia, é um amparo.

No entanto, quando a amizade não traz benefícios e, ao contrário, provoca desconforto e outros sentimentos ruins e pesados, é muito provável que você esteja lidando com uma amizade tóxica.

Mas o que é uma pessoa tóxica? Uma substância é considerada tóxica quando faz muito mal ao organismo e causa o efeito de envenenamento, certo? Do mesmo jeito, a pessoa ou amizade tóxica é aquela que, por meio de ações e palavras, "envenena" nossa alma e nossa mente.

Muitas vezes, não é fácil admitir que uma amizade faz mal - principalmente nos momentos que precisamos de mais apoio e atenção. Porém, ao se livrar dos falsos amigos, o desalento que você sente pode até desaparecer, uma vez que a negatividade da pessoa tóxica também influencia seu estado emocional. Portanto, descubra como identificar uma amizade tóxica e livre-se dela de uma vez!  

O que é uma amizade tóxica

Você sabe que a pessoa fala mal de você

Um amigo de verdade protege você e não faz nada para te prejudicar. Se você sabe que sua amizade andou dizendo coisas desagradáveis sobre sua vida ou sua personalidade, é sinal de que a pessoa não tem empatia por você. Para evitar as falhas de comunicação, fale abertamente com a pessoa sobre essa questão e ouça o que ela tem a dizer. Tenha certeza sobre as intenções dela e se não houve um mal entendido. Porém, tome cuidado com o excesso de explicação, porque uma pessoa tóxica costuma mascarar as atitudes para parecer inocente. 

A pessoa critica demais as suas atitudes

Muitas vezes não percebemos que estamos fazendo coisas que nos prejudicam, então, um conselho amigo é sempre bem-vindo. Contudo, a amizade se torna tóxica quando há um excesso de críticas, de maneira que a pessoa te coloca para baixo. Não tenha dúvidas quanto a isso: se a pessoa sente prazer em apontar suas dificuldades e/ou até tenta colocar as suas particularidades como algo negativo, então está na hora de se afastar dela.

Manipula as suas vontades

Amizades tóxicas manipulam os outros para terem o que querem. Ao perceber que você está deixando de lado suas vontades porque um "amigo" te convenceu disso, você está sendo manipulado por ele. A pessoa também pode tentar controlar suas opiniões, emoções, sonhos e situações básicas do dia a dia, tais como a roupa que você usa e com quem sai. A manipulação é abrangente, por isso, observe se a sua atitude é baseada no que você quer ou se está vinculada a alguém.  

Você sente que precisa ser outra pessoa 

Fingir ter outra personalidade para se sentir aceito por alguém não é saudável. Primeiro porque você está diminuindo quem você é, por se considerar inadequado(a) para ter a amizade da pessoa. E depois porque não há empatia na relação, portanto, não importa o que aconteça, a pessoa não será sua amiga. É cansativo fingir ser algo que não é e o resultado será apenas desilusão.

Seu sucesso não é bem visto

Quando a pessoa menospreza as situações que lhe causam felicidade, há algo errado na relação. Por exemplo, você recebeu uma promoção no trabalho, correu para falar para o(a) amigo(a) e este não deu a mínima para a situação, e essa atitude se repete todas as vezes que você compartilha as coisas boas que aconteceram na vida, é uma indicação que a pessoa pode sentir inveja. Por isso, ela tenta diminuir o valor do seu sucesso e das suas conquistas. A inveja é um sentimento desgastante que prejudica tanto você quanto o outro; quebre o fluxo das energias negativas utilizam as ervas da proteção e se afastando da pessoa. 

Tenta puxar o seu tapete

Não há disputa dentro de uma amizade; ainda que vocês queiram uma mesma vaga de emprego, por exemplo, não há motivos que expliquem a pessoa querer puxar seu tapete a todo custo. Essa atitude é a concretização do desejo de passar por cima e ter vantagem sobre alguém. Além disso, nos piores casos, a situação está ligada ao prazer de ver o outro se dar mal. Quem quer ter uma amizade assim? Tome cuidado também com amizades que tentam interferir no seu relacionamento amoroso; por trás das boas intenções, podem existir objetivos cruéis para o fim da sua relação.

Você não se sente bem ao lado da pessoa

Ouça os sinais do seu corpo e do seu interior. A intuição guia os passos da humanidade há muito tempo e são poucas as vezes em que ela erra. Caso sinta que a presença da pessoa provoca sensações ruins, talvez ela não esteja na mesma vibração que você. Preserve sua saúde física e mental. Você não precisa permanecer em uma amizade se não quiser, principalmente quando ela te faz mal. Se coloque em primeiro lugar e, aos poucos, deixe de responder as mensagens da pessoa até que o contato acabe. Afinal, não são só os relacionamentos amorosos que podem terminar.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade