A Honda lança um motor V3: o primeiro motor V de três cilindros da história possui um compressor elétrico e é refrigerado a água
No fim das contas, os rumores se confirmaram: os engenheiros da Honda estão oficialmente desenvolvendo um motor V3, ou seja, um motor de três cilindros com configuração em V de 75 graus. Embora ainda não esteja instalado em nenhum modelo, espera-se que ele equipe uma nova motocicleta esportiva em breve.
Trata-se de um motor completamente novo, equipado com um supercharger elétrico, "o primeiro do mundo para motocicletas", que minimizaria o atraso do turbo. Por ser elétrico, não precisa esperar que os gases de escape cheguem à turbina para ativar. Seu principal objetivo é ser usado em motocicletas com "maiores cilindradas".
Embora não seja explicitamente declarado, a marca menciona que este novo motor foi projetado para "máquinas de maior cilindrada e foi concebido para ser extremamente fino e compacto".
A empresa japonesa indicou que este supercharger permite "um alto grau de liberdade no posicionamento de todos os componentes dentro do espaço limitado disponível em uma motocicleta, além de uma eficiente centralização de massa". Ademais, não requer um intercooler para reduzir sua temperatura de operação.
Este é, sem dúvida, um feito mecânico histórico, já que a última vez que a Honda utilizou um motor V3 foi na NS400R de dois tempos, em meados da década de 1980. Isso significa que, pouco mais de quatro décadas depois, a Honda volta a apresentar uma arquitetura V3 em sua linha de produtos. A grande questão agora é qual motocicleta será equipada com esse motor.
"Enxergamos isso como...Matérias relacionadas
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.