Nome no vestido de noiva para casar: será que realmente funciona?
A tradição é popularizada há décadas no Brasil. João Bidu conta em detalhes como fazer corretamente o ritual do nome no vestido de noiva
Simpatias e tradições visando o amor e o casamento são bastante populares no Brasil. Entre as variadas opções, colocar o nome na barra do vestido de noite é uma das mais divertidas para fazer com as amigas, assim também tornando o casamento um momento de ainda mais união para quem está assistindo e se emocionando. Quer conhecer mais detalhes desta tradição? O João Bidu conta tudo sobre o nome no vestido de noiva para casar.
Nome no vestido de noiva
Antes de mais nada, a tradição do nome no vestido de noiva consiste em colocar o nome das amigas solteiras na barra do vestido usado no casamento como uma maneira de desejar boa sorte em seu relacionamento. Esta sorte pode estar relacionada com a atração de um novo amor ou uma forcinha para aquele casal que está junto há anos.
Independente se a cerimônia estiver acontecendo no civil ou no religioso, a tradição diz que quem tem o nome na barra do vestido de noiva irá se casar em breve. Você pode costurar, colar ou prender os nomes na peça. Confira:
Costurando os nomes
O comum é escrever o nome das amigas em uma fita de cetim branca. Desse modo, você poderá costurar a tradição em seu vestido de noiva sem escrever diretamente no tecido. Além disso, você também pode anotar os nomes em um coração de papel ou tecido e costurar pelo lado de dentro da barra.
Não quer marcar o vestido com costura? Fitas adesivas ou alfinetes de segurança podem ser bastante úteis para prender o nome na barra. Por fim, para desejar mais sorte, também é possível colocar medalhinhas de Santo Antônio junto a cada nome.
Outras alternativas
Caso a noiva não consiga colocar os nomes na barra do vestido, por qualquer motivo que seja, há outras maneiras de manter a tradição e desejar boa sorte para as amigas. Primeiramente, é possível fazer a mesma fita de cetim com os nomes e amarrá-la no buquê. Além disso, ainda é viável se inspirar na tradição europeia e escrever os nomes na sola do sapato da noiva. No fim da festa o nome que estiver mais apagado será a próxima a se casar!