0

Como superar esta crise com os ensinamentos da Páscoa

Pandemia do novo coronavírus está mexendo com humor, emoção e a vida das pessoas

10 abr 2020
09h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

E a Páscoa chegou. Creio que estas será a Pascoa mais quieta e isolada que muitos de nós iremos passar por causa da crise da pandemia.
Uma pandemia que está mexendo com humor, emoção e a vida das pessoas. Ninguém em a consciência saíra desta fase igual a como entrou.
Entramos nesta Páscoa para vive-la por completo.

Celebração de Páscoa será diferente neste ano
Celebração de Páscoa será diferente neste ano
Foto: Pixabay

Páscoa é sinônimo de renascimento, de renovação, transformação e mudanças. É o momento certo para refletir sobre nossa vida atual ( ou seria antiga?) e fazer renascer sentimentos mais nobres. Após as mudanças que temos que fazer. Após largar o que não tem mais sentindo e o que não tem mais emoção algum.

Guarde bem isto. A Páscoa é também uma data que simboliza o triunfo da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio. Logo, este é momento ideal para cada um decidir se vai ficar com medo ou coragem de viver? Se vai emanar amor ou ódio? Se vai morrer ou renascer?

Se a Páscoa e uma época ideal para refletir sobre o verdadeiro significado da vida, e sobre a importância do amor, reflita sobre sua vida e o que ama de verdade. Não falo de amor raso. Falo de amor que vem do coração. Não falo de amor desejo. Falo de amor vontade.

A Páscoa é, assim, tempo de celebrar o amor e triunfo de Cristo, mas também de refletir, renovar e mudar para melhor, tal como Ele nos ensinou. Quando falamos de renascer, estamos falando de ciclos de uma vida. Algo nasce, vive e morre. Algo começa, cresce e finda. Começo, meio e fim. A cada dia, hora e momento, vivenciamos milhões de ciclos. O ciclo do dia e da noite, da batida de um coração, do estudo e trabalho e de amar e odiar. Mas sabemos que tudo que começa, acaba, mesmo que inconscientemente. E esse fim nos dá a chance de recomeçar novamente.

O nome Páscoa vem da palavra hebraica pessach ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu, marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida.

Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria. Antigamente no hemisfério norte, a celebração da Páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera, tempo em que animais e plantas aparece m novame nte. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.

De todos os símbolos, o ovo de Páscoa é o mais esperado pelas crianças. Em muitas culturas, o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.

Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas..

O girassol, como símbolo da Páscoa, representa a busca da luz que é Jesus e, assim como ele segue o astro rei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida. Hoje, comemoramos a Páscoa lembrando a jornada de Jesus: vida, morte e ressurreição.

Ou seja, temos que passar por cada etapa desta crise e renascer mais fortes.

Oração de Páscoa

Páscoa significa renascimento, renascer. Desejo que neste dia, em que nós cristãos, comemoramos o seu renascimento para a vida eterna, possamos renascer também em nossos corações.

Que neste momento tão especial de reflexão possamos lembrar-nos daqueles que estão aflitos e sem esperanças. Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais, porque perderam a fé em um novo recomeçar, pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.

Não nos deixe esquecer que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho, tu estás conosco em nossos corações, porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti, você jamais o faz. Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai e pela humanidade, que muitas e muitas vezes esquece-se disso.

Esquecem de ti e do teu sacrifício

Quando agridem seu irmão,

Quando ignoram aqueles que passam fome,

Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação,

Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo,

Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso, um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor.

Jesus,

Conceda-me a graça de ser menos egoísta, e mais solidário para com aqueles que precisam.

Que jamais se esqueça de ti e de que sempre estarás comigo não importa quão difícil seja meu caminhar.

Obrigado Senhor,

Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter.

Por minha vida e por minha alma imortal.

Obrigado Senhor!

Amém.
(Autoria desconhecida)

A Todos Otima Pascoa.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Franco Guizzetti Franco Guizzetti
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade