0

Dia Internacional do Yoga: confira 7 benefícios da prática

O equilíbrio emocional é um dos benefícios do Yoga

21 jun 2020
09h38
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
A mente e o corpo físico são beneficiados com a prática do Yoga - Crédito: Cliff Booth/Pexels
A mente e o corpo físico são beneficiados com a prática do Yoga - Crédito: Cliff Booth/Pexels
Foto: João Bidu

O Dia Internacional do Yoga é celebrado em 21 de junho, como forma de expandir essa prática milenar indiana que beneficia nosso corpo e mente, para todas as regiões do mundo. 

Mesmo que não tenha nenhuma experiência com essa atividade, saiba que nunca é tarde para começar a praticar o Yoga - principalmente durante a quarentena, já que ele pode ser feito em casa e ajuda a diminuir o estresse, a ansidade, fortalece os músculos do corpo e traz mais clareza aos pensamentos.

São inúmeros os motivos para você se apaixonar por essa modalidade e, por isso, separamos alguns dos maiores benefícios do Yoga e a história da criação desta data comemorativa em sua homenagem. Assim, quem sabe você não aproveita este dia para começar a praticar a usufruir de tudo que o Yoga pode te oferecer?

História do Dia Internacional do Yoga

A data foi oficializada em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU), após uma votação considerada entre as mais bem-sucedidas da história das Nações Unidas. Isso porque a definição do Dia do Yoga contou com o apoio unânime de todos os 175 países e a concretização do projeto no processo legal foi muito rápido.

Em apenas três meses, após a solicitação do Ministro da Índia, Narendra Modi, a ONU concordou em dedicar um dia para a prática da modalidade com o objetivo de expandir os conceitos do Yoga, que estão conectados com o desenvolvimento da consciência, da espiritualidade, do amor ao próximo e a si mesmo e de uma vida mais saudável.

Mas, por que o dia 21 de junho foi a data escolhida? O motivo é simples: o Solstício de Verão! Essa data marca o dia mais longo do ano, pois o Sol está mais próximo da Terra no Hemisfério Norte.

No Hinduísmo, o Solstício é considerado o momento do sono celestial das divindades e o despertar delas ocorrerá depois de seis meses, após o Equinócio - dia que o Sol fica mais longe da Terra e, por isso, é quando o planeta recebe menos luz.

Essa data também representa a primeira propagação da sabedoria do Yoga por Shiva - conhecido como o primeiro guru e mestre espiritual da difusão dos ensinamentos do Yoga. Neste momento do ano, portanto, as energias cósmicas são mais eficazes para o desenvolvimento espiritual.

Benefícios do Yoga

Ajuda fortalecer os músculos

Como já mencionamos, o Yoga traz grandes benefícios para o corpo, uma vez que trabalha com os músculos, deixando-os mais fortes. Existem várias posições que ajudam nessa questõe, mas há uma famosa sequência de movimentos, conhecida como Saudação ao Sol, que proporciona melhoras no corpo físico e no equilíbrio emocional.

Essa prática auxilia ainda no tratamento da hipertensão, reduz as dores nas costas, combate a insônia e melhora a memória.

Aumenta a flexibilidade

Ao fazer da prática do Yoga uma atividade do seu cotidiano, com o tempo, você sentirá seu corpo mais flexível. As posições dessa prática atingem, de maneira positiva, as articulações e os pontos de tensão do corpo, deixando-os mais lubrificados e soltos, tornando-os mais maleáveis.

Chega de dores!

A má postura contribui para a tensão muscular e, consequentemente, o desenvolvimento de dores, especialmente nas costas e no pescoço. Se você sente muita dor nessa região do corpo, a solução para seu problema pode estar na prática de Yoga! Isso porque as posições corrigem as alterações na estrutura muscular e proporcionam mais relaxamento e bem-estar.

Dores causadas por escoliose, hérnia de disco ou fibromialgia também podem ser reduzidas. 

Auxilia a digestão

Você tem problemas gástricos? Saiba que o alívio dos desconfortos está entre um dos benefícios do Yoga. O exercício ajuda os músculos abdominais, colabora no aumento do suco gástrico e, assim, possibilita uma melhor digestão.

Além disso, algumas técnicas do Yoga também proporcionam o melhor funcionamento do intestino, o que é ótimo para quem tem prisão de ventre, por exemplo.

Yoga é amigo do coração!

Com a prática da modalidade, sua capacidade respiratória é renovada e quem mais sentirá esses efeitos é o seu coração! A circulação do sangue é equilibrada e o sistema nervoso fica mais regulado com os exercícios. Dessa forma, tanto o coração quanto os pulmões são fortalecidos e a junção desses efeitos afeta diretamente a pressão arterial, que fica mais controlada.

Combate a insônia e alivia o estresse

O Yoga ajuda a estimular a produção da melatonina, conhecida por ser o "hormônio do sono". Para você conseguir dormir melhor, procure fazer os exercícios durante a manhã, para preparar o seu corpo para um novo dia e auxiliar no desenvolvimento gradual do sono.

Em geral, antes de começar as posturas, o ideal é realizar uma breve meditação para calmar o fluxo de pensamentos. Isso já colabora para o relaxamento do corpo e a dissipação do estresse e até da ansiedade.

Durante os exercícios, o foco e a concentração no presente são duas bases fundamentais para se conectar com a essência do Yoga. Dessa maneira, enquanto seu corpo aproveita os benefícios físicos dos exercícios, a mente consegue trabalhar com expansão da espiritualidade, com o controle das emoções e pensamentos e com a plena conexão entre corpo e mente.

Ajuda as relações amorosas

Existem posturas de Yoga que podem ser feitas em dupla. Por isso, essa atividade pode ser feita entre o casal para fortalecer a aproximação e o contato entre as partes. Por proporcionar mais relaxamento e eliminar a irritabilidade, os exercícios ajudam a trabalhar a empatia e a ter mais prazer em estar ao lado de alguém.

Além disso, um dos benefícios do Yoga é o estímulo da concentração, que pode ser usada para resolver a dificuldade em ter orgasmo, na disfunção erétil e no controle da ejaculação precoce. 

Agora que você já sabe esses benefícios do Yoga, que tal abrir seu coração para a prática e incluí-la na sua vida?

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade