1 evento ao vivo

Dia Internacional da Mulher: A luta por direitos iguais

Veja dicas de como celebrar a data apoiando o trabalho de outras mulheres

8 mar 2021
12h02
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Dia Internacional da Mulher -
Dia Internacional da Mulher -
Foto: Foto de RF._.studio no Pexels. / João Bidu

Hoje, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. É uma data que vai além de elogios, parabenização e flores, é um dia marcado por lutas sociais por direitos iguais e dignidade. O direito ao voto, a trabalhar e estudar em universidades parece ser o básico hoje, mas foi algo conquistado com muito suor e sangue. 

O Dia Internacional da Mulher surgiu em meio a luta trabalhista, na qual, as condições de trabalho das mulheres eram piores que as dos homens. Sua carga horária podia chegar até 16 horas por dia. A data de 8 de março foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para relembrar as lutas e conquistas das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos civis. 

Tudo começou dentro de movimentos socialistas, como aconteceu na Rússia e na Alemanha. Mas a data é lembrada aqui no Brasil pela tragédia que aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911, quando uma fábrica chamada Triangle Shirtwaist Company pegou fogo. Morreram 146 pessoas nesse incêndio, sendo 125 mulheres. O caso levantou discussões sobre as péssimas condições de trabalho a que as mulheres eram submetidas. 

Em muitos países, o Dia Internacional da Mulher é marcado por vários protestos por direitos e manifestação de repúdio ao machismo e outras formas de abusos. Além disso, hoje é dia de relembrar mulheres que fizeram história com sua coragem, dedicação e contribuição para a arte, ciência e sociedade. Relembre e apoie uma mulher!

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link!

O que fazer para celebrar o Dia da Mulher:

Valorize o trabalho de mulheres

Compre de microempreendedoras! Existem diversas marcas pequenas, autorais e artesanais que surgiram nessa pandemia para driblar a crise econômica que estamos passando e essas mulheres precisam de todo apoio no momento. 

Consuma trabalhos produzidos por mulheres

Hoje é dia de ler um livro produzido por uma mulher e conhecer o trabalho de mulheres no cinema! Tire o dia para pesquisar obras feitas por mulheres, compartilhe com a família e os amigos! 

Conheça o trabalho de mulheres que fizeram história

Existem diversas mulheres que tiveram contribuições importantes para a história, mas que foram parar no esquecimento, pois pouco se fala de seus feitos. Existem diversas histórias por aí sobre mulheres corajosas, determinadas e inteligentes, por isso, não podemos esquecer a contribuição delas para a sociedade. Pesquise, leia e assista sobre essas mulheres, não deixe elas caírem no esquecimento.

Incentive o trabalho de outras mulheres

Tem amigas e parentes que tem seu próprio negócio ou um projeto bacana? Use o dia para apoiá-las: compartilhe o trabalho delas, recomende e elogie. Pode não parecer, mas isso servirá como incentivo para elas continuarem firmes e fortes no caminho. Um elogio faz toda a diferença.

Entenda mais sobre reivindicações feministas

As lutas não acabaram, tem muito chão para caminhar ainda. Entenda mais sobre as discussões feministas que estão em pauta, busque saber mais sobre movimentos que lutem por direitos iguais.

Veja também:

Período de turbulências e decisões nos relacionamentos
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade