PUBLICIDADE

Dia de Oxalá: saiba porque usar branco às sextas-feiras pode trazer boas energias

Sexta-feira é Dia de Oxalá e também dia de usar branco para agradecer as boas energias recebidas. Vem conhecer mais sobre este poderoso hábito

6 out 2023 - 08h01
(atualizado em 8/10/2023 às 17h27)
Compartilhar
Exibir comentários

No Brasil, cada dia da semana é dedicado aos rituais e celebrações de um Orixá, dentro do candomblé. Desse modo, a sexta-feira é consagrada Dia de Oxalá, o Senhor da criação e considerado pai de todos os Orixás. Sua cor é branco, e usá-la às sextas-feiras é poderoso para atrair proteção e boas energias. Confira a matéria para saber mais sobre o uso do branco no Dia de Oxalá.

Vista branco em Dia de Oxalá -
Vista branco em Dia de Oxalá -
Foto: Shutterstock / João Bidu

Usar branco em Dia de Oxalá

No candomblé, sexta-feira é dia de usar branco em homenagem e reverência ao criador dos seres vivos, Oxalá. Esta cor representa paz e ancestralidade, além de traduzir o orgulho de pertencer à religião e receber a proteção do Orixá maior. Oxalá é representado pela cor branca por ser revestido de pureza e ética moral

Usar branco na sexta-feira resguarda os filhos dos orixás de maus agouros. Por isso, é importante dedicar este dia à conexão com o sagrado, assim agradecendo tudo o que é recebido durante a semana. Este hábito dos terreiros ultrapassou os limites religiosos e enraizou-se na cultura brasileira através do uso de roupas brancas no Ano Novo.

A cor branca e a Bahia

A ancestralidade e o uso da cor branca durante às sextas-feiras se faz ainda mais forte na Bahia. Neste estado brasileiro, o sincretismo religioso associou Oxalá a figura de Nosso Senhor do Bonfim, assim tornando o hábito de usar branco ainda mais representativo. Além disso, o hábito também é associado à presença dos africanos islamizados na Bahia. Às sextas-feiras, os mulçumanos se vestem de branco para saudar sua maior divindade, Alá, também reconhecido como criador do Universo.

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Publicidade