0

Saiba mais sobre a Liturgia das horas

Conheças mais sobre as Horas Canônicas

14 out 2020
12h02
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Conheças mais sobre as Horas Canônicas -
Conheças mais sobre as Horas Canônicas -
Foto: Pixabay / João Bidu

Você sabia que o nosso país tem a maior comunidade de católicos do mundo hoje? Mesmo que muitos não se declaram praticantes, sempre vão ter seu terço do lado, saber algumas orações e conhecer rituais religiosos de algumas datas importantes para a religião. Visto isso, acabamos aprendendo algumas coisas aqui e ali devido a forte influência da religião na cultura brasileira, mas, você já ouviu falar sobre a liturgia das horas e o que elas simbolizam?  

Na crença cristã, existem o "Ofício Divino" que são divisões do tempo para seguir com o sacerdócio e realizar orações. Essas divisões são chamadas Horas Canônicas, horários do dia específicos para se manter conectado com o Divino, essas horas são dedicadas para leituras de salmos e rezas. 

Mesmo com um estilo de vida bem diferente de séculos há atrás, com correria e muitas tarefas para fazer todo dia, é sempre bom conhecer um pouquinho daquilo que nos cerca e faz parte da nossa vida, seja de forma direta ou não. A Liturgia das Horas ainda são bem presentes na vida de quem decidiu seguir a vida religiosa.

As Sete Horas Canônicas

Ofício das Leituras

Antigamente, chamado de Matinas, esse horário é dedicado para leituras de salmos e leituras mais longas, sendo no horário da manhã ou de noite, ficando a critério de quem reza. Antes da reforma da liturgia, o Ofício das Leituras era dividido em três horários noturno. 

Laudes

Esse horário é bem no nascer do sol. A ideia é que os primeiros momentos do dia sejam dedicados para louvar a Deus e consagrar o começo do dia.

Terça, Sexta e Noa

Também conhecidas como "horas meridianas", as horas médias são os horários entre o nascer do sol e pôr do sol, sendo: Terças às 9h00, Sexta às 12h00 e Noa às 15h00. Cada horário foi definido a partir de um acontecimento importante na bíblia, como a descida do Espírito Santo, a crucificação de Cristo e a sua Morte na cruz, respectivamente. 

Vésperas 

Esse horário acontece próximo ao pôr do sol, é dedicado para demonstrar gratidão pelo dia vivido e, ainda, alimentar a esperança de um novo dia seguinte iluminado. 

Completas

As horas Completas remetem à Morte, visto como a entrega para um novo renascer. É aquele horário que a reza é realizada antes de dormir para fechar o ciclo das horas canônicas.

Veja também:

Venezuela: os trabalhadores da saúde com salários de US$ 4 por mês e sem equipamentos de proteção
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade