PUBLICIDADE

Saiba como descobrir a sua missão de vida

Está perdido sem saber qual caminho seguir? Saiba como encontrar a sua missão de vida e ter um sopro de esperança novamente

12 abr 2024 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários

Nem todo mundo nasce com a aspiração de criar grandes objetivos de vida. E ao observar as pessoas ao seu redor conquistando grandes feitos, não sente inveja, mas se sente fora da curva. É como se a vida de todos estivesse fluindo menos a sua própria. 

Saiba como encontrar a sua aspiração de vida
Saiba como encontrar a sua aspiração de vida
Foto: Shutterstock / João Bidu

Se você, enxerga sua vida dessa maneira e deseja aprender a criar planos para encontrar sua missão de vida veja as dicas que Cinthia Alves Prais,  psicóloga e pós-graduada em neurociência e comportamento pela PUCRR, nos deu a seguir:

Missão de vida: tenha curiosidade e se desafie

De acordo com a especialista, um limite não é imposto pelas nossas próprias capacidades e limites, mas sim pelo o que nós mesmos acreditamos que devemos nos limitar em determinadas fases da vida. 

"Um exemplo é o etarismo, esse preconceito que nos rotula, encaixa, enquadra ou tenta limitar as experiências de pessoas dentro de faixas etárias. Essas que são de alguma maneira confortáveis para que a sociedade possa se organizar e dizer quem é que está iniciando, quem é que está no auge e quem que está no final", analisa. 

Cinthia diz que questionar crenças limitantes e fazer aquilo que a gente tem vontade, disposição nos ajuda a conquistar nossas aspirações de vida. "Desafie tudo aquilo que te limita, que te diz que não vai conseguir ou que já passou da melhor fase", motiva. 

Se abra para novas experiências

O melhor momento para a gente viver alguma experiência é aquele em que a gente consegue se abrir para vivê-la. "Nem sempre isso vai estar de acordo com o que esperam de nós, mas isso não é o mais importante. O mais importante na nossa trajetória de vida é a gente pensar que ninguém pode viver por nós aquilo que a gente tem que experimentar", pontua.

A psicóloga ainda lembra que muitas vezes o sucesso de uma experiência tem a ver com se desafiar. E com buscar aquilo que a gente acha que a gente pode modificar a partir do que a gente mesmo pode fazer. 

Missão de vida: não corra contra o tempo

A especialista conta, que o aumento da expectativa de vida e a qualidade atrelada à longevidade trouxe as pessoas para uma condição de saúde física e mental. Que permite que elas possam iniciar novos processos e novos planos, sem a perspectiva de finalizar eles em determinado prazo ou tempo. Mas de se dedicarem com afinco, com vontade de aprender, de trocar, de oferecer aquilo que elas conseguem naquele momento. 

"Não necessariamente uma pessoa precisa de um plano novo para a vida toda. Até porque a gente de fato não sabe quanto tempo a gente tem a vida toda. Mas se elas puderem olhar para esse momento de vida e entender o quão desembaraçadas elas estão de outros compromissos. Verão o quanto de tempo tem disponível para explorar novas possibilidades, para conhecer hobbies ou caminhos", finaliza. 

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Publicidade