Diretor de IA da Meta decreta o que a Geração Z deveria estar fazendo "o tempo todo": vibe coding
Alex Wang, chefe do laboratório de IA da Meta, acredita que o futuro do trabalho passa por adquirir o quanto antes as habilidades que vão definir a carreira profissional
Alexandr Wang tem pouco mais de vinte anos, mas sob sua responsabilidade estão algumas das mentes mais brilhantes da IA, já que ele está no cargo máximo do laboratório de IA da Meta.
Em uma de suas aparições mais recentes, durante a cobertura do evento Meta Connect no podcast da TBPN, ele lançou uma recomendação muito direta a adolescentes e jovens preocupados com o futuro do trabalho: "você deveria passar todo o seu tempo praticando vibe coding". A ideia que se depreende de suas declarações é que, quanto antes você começar a se familiarizar com as novas formas de programar, mais opções terá quando a IA estiver presente em quase tudo o que usamos.
Wang afirma que o trabalho dos engenheiros de software mudou muito nos últimos anos e que, mesmo para alguém com tão poucos anos no mercado de trabalho quanto ele, vai mudar muito mais nos próximos cinco anos.
O executivo da Meta e fundador da Scale AI garante que já não se trata tanto de ser bom programando em Python, C++ e JavaScript, mas de aprender a conversar com os modelos de IA que já estão programando nessas linguagens, explicar com precisão (em linguagem natural) o que você quer alcançar e supervisionar os resultados até que tudo funcione. Segundo Wang, o futuro da programação passa inevitavelmente pelo vibe coding.
O melhor é começar já
A mensagem mais contundente de Wang é dirigida diretamente aos adolescentes. "Se você tem 13 anos, deveria passar todo o seu tempo programando com vibe coding. É isso que você deveria ...
Matérias relacionadas
Gemini no iPhone: o plano da Apple para turbinar a inteligência artificial com ajuda da maior rival