O que acontece em um templo de Santo Daime
Descubra o que acontece em um templo daimista
O templo daimista tem suas particularidades, a começar pela localização. Os lugares afastados são perfeitos para o ritual e a igreja é construída em formato de uma estrela de seis pontas.
Esqueça qualquer compromisso se pretende conhecer esta filosofia, uma vez que o culto pode durar de cinco horas até uma noite inteira. A disposição dos seguidores no templo daimista também não varia de igreja para igreja: homens de um lado e mulheres de outro. A justificativa é que a energia feminina e masculina não devem se misturar.
É iniciado o momento de orações, aliás, engana-se quem pensa que a doutrina é desculpa para quem quer "viajar". Ao contrário, tudo é levado muito a sério e há elementos do Cristianismo na filosofia (tanto que diversos santos e o próprio Cristo são homenageados na liturgia daimista e também na coleção de hinos).
Depois das orações, o chá é servido e chega o momento em que o padrinho conduzirá as orações, antecedidas pelos diversos cânticos. Cerca de três horas depois, os efeitos do chá começam a aparecer. Quem se pergunta sobre a importância da bebida no ritual precisa saber que a crença em torno dela é forte.
Os fiéis têm a certeza de que ela foi o canal apontado a Mestre Irineu para estabelecer a comunicação entre o homem e Deus, o que é comprovado pelo testemunho de quem ingere e garante obter respostas para suas aflições. Durante a purificação do corpo e da alma, há dança, muita dança.
Geralmente, cada um se movimenta sozinho, numa espécie de transe, deixando-se guiar pelo som. Nesse momento, pode ocorrer o que é conhecido como "peia", mal-estar experimentado, principalmente, por alguns iniciantes.
Para isso, estão os fiscais, membros da igreja que auxiliam os iniciados e os dão abrigo até que os efeitos desagradáveis cheguem ao fim.
Texto: Tatiana Santos
Edição: Giovane Rocha