SBT News estreia em momento de fragilidade da GloboNews e guerra por verbas em ano eleitoral
Família Abravanel demonstra querer aumentar poder de influência entre a classe média e os ricos do país
Às 18h30 desta segunda-feira (15), o SBT News entra no ar em operadoras de TV por assinatura, no +SBT, no YouTube e em alguns streamings FAST.
A grande aposta do clã Abravanel vai disputar audiência do contingente cada vez menor de assinantes de canais pagos: de quase 20 milhões em 2014 para cerca de 8 milhões este ano.
Na concorrência entre emissoras do segmento de jornalismo, o SBT News começa com uma boa notícia: a líder GloboNews enfrenta queda de audiência.
Segundo o ‘Teleguiado’, marcou média 0,07 em novembro. No mesmo mês em 2024, o canal da família Marinho havia conseguido 0,11 ponto.
No atual ranking, aparece logo atrás a Jovem Pan News. Um pouco abaixo, CNN Brasil e Band News.
A força da marca SBT pode impulsionar o canal fechado da família Abravanel, mas recomenda-se não alimentar ilusões: a vida não está fácil para nenhuma emissora por assinatura.
A disputa cada vez mais acirrada pelas verbas publicitárias e os custos crescentes nas operações deixam o negócio no limite entre lucro e prejuízo.
Ano de faturar duplamente
O lançamento do SBT News às vésperas do início de ano eleitoral não é por acaso: o clã Abravanel está de olho nos benefícios do capital político.
Governos e partidos investem pesado na compra de espaço nos intervalos comerciais ao longo dos meses de campanha.
O jornalismo passa a ser mais valorizado por lideranças dos partidos e candidatos, gerando status extra aos canais e seus proprietários.
Das quatro grandes redes de TV, só o SBT ainda não tinha um canal 100% dedicado às notícias. Agora, deverá ampliar influência nos palácios de Brasília ao oferecer mais visibilidade às cúpulas do Executivo, Legislativo e Judiciário.
Mirando a elite e a classe média
Inicialmente, o SBT News seria transmitido também na TV aberta. A ideia foi descartada. Ao focar nas operadoras por assinatura, o canal sinaliza a intenção de priorizar o público A e B na escala socioeconômica.
Essa estratégia parece ser uma tentativa de romper o estigma de um jornalismo excessivamente popular ou sensacionalista associado historicamente à emissora.
Ao se distanciar da TV aberta, o SBT News sinaliza ao mercado publicitário e aos formadores de opinião que pretende reproduzir a qualidade das emissoras de notícias consolidadas.
Hoje, a marca SBT no telejornalismo está à sombra de Globo e Record, inclusive na audiência do horário nobre aferida pelo Ibope.