Lula e viúva de Silvio Santos vivem momento de comoção em lançamento de novo canal
Presidente prestigia ambicioso projeto jornalístico do clã de mídia liderado por Íris Abravanel
Os fotógrafos do SBT registraram uma conversa reservada entre o presidente Lula e a autora de novelas Íris Abravanel, viúva de Silvio Santos, no evento de lançamento do canal de notícias SBT News.
Pelas imagens, nota-se a emoção dos dois. Além da troca de palavras, eles se abraçaram e o político deu um beijo na testa da dramaturga. A primeira-dama, Janja da Silva, acompanhou de perto o momento.
A apresentação da emissora que entra no ar na TV paga, no streaming e no YouTube às 18h30 da segunda-feira, dia 15, ocorreu no dia em que o fundador do SBT completaria 95 anos. Ele morreu em consequência de broncopneumonia em agosto de 2024.
Apesar de sempre ter sido de direita (inclusive com boas relações com os generais no período da ditadura militar) e entusiasta de Jair Bolsonaro, o apresentador e empresário cultivou relação amistosa com Lula.
Em 2010, chegou a ir a Brasília para fazer uma visita de cortesia ao presidente que cumpria o segundo mandato. “Silvio Santos pensava da imprensa exatamente o que eu penso: o jornalista não deve julgar, quem julga é o juiz”, disse Lula no discurso nesta sexta-feira (12) na cerimônia na sede do SBT, em Osasco, Grande São Paulo.
“O jornalista existe para informar, com base na verdade, doa a quem doer. A imprensa só é útil se for livre. Se ela for partidária, não cumpre seu papel de informar bem a sociedade.”
Responsável pela implantação e as relações institucionais do SBT News, o ex-deputado federal Fábio Faria, marido da apresentadora Patrícia Abravanel, garante que a nova emissora não terá ideologia político-partidária.
“Daremos a notícia como ela é. Se for para criticar, tem que criticar; se for para elogiar, tem que elogiar, sempre com imparcialidade.”