Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Patrícia Abravanel sofre ataques nas redes após postar fotos com Lula e Janja no SBT

Influenciadores de direita criticam a presença do presidente e da primeira-dama na festa de lançamento do canal SBT News

14 dez 2025 - 14h00
(atualizado às 14h07)
Compartilhar
Exibir comentários

“Fora SBT”, “Nunca mais assisto essa emissora”, “Judas”, “Puxando o saco do governo”, “Direita não assiste SBT lulista”, “Se vendeu”, “Mais um herdeiro que mancha o nome do pai”, “Topa tudo por dinheiro”, “O pai mal morreu e as filhas já acabaram com a emissora”, “Eu tenho certeza que quando você reencontrar o seu pai, ele terá vergonha de você”.

Estes comentários, e centenas de outros igualmente críticos, estão no perfil de Patricia Abravanel no Instagram. 

Os telespectadores de direita, especialmente os bolsonaristas, condenaram as boas-vindas da família Abravanel a Lula e Janja da Silva na sede da emissora.

No Story, Patricia postou fotos do momento em que ela e a irmã, a presidente do SBT, Daniela Beyruti, receberam o casal na sexta-feira (12). 

A interação foi entusiasmada, como mostram vídeos do momento. “Que honra”, afirmou a apresentadora ao abraçar o presidente. “Que alegria”, disse a executiva diante da primeira-dama.

Patrícia Abravanel deu as boas-vindas ao presidente Lula e à primeira-dama, Janja da Silva, no evento do SBT News
Patrícia Abravanel deu as boas-vindas ao presidente Lula e à primeira-dama, Janja da Silva, no evento do SBT News
Foto: Reprodução/@patriciaabravanel

Lula e Janja se juntaram a outras personalidades da política na cerimônia de lançamento do SBT News, canal de notícias que entra no ar nesta segunda (15) para concorrer com GloboNews, Jovem Pan News, CNN Brasil, Record News e Band News na TV paga.

Na festa, o líder petista teve uma conversa com a viúva de Silvio Santos, a dramaturga Íris Abravanel. Visivelmente comovidos, se abraçaram e o presidente deu um beijo na testa dela. (Confira detalhes em post nos destaques).

O casal presidencial também foi recebido com sorrisos pela presidente do Grupo Silvio Santos, Renata Abravanel.

A apresentadora conduziu o casal presidencial da entrada da emissora até o local da cerimônia de lançamento do canal de notícias da família Abravanel
A apresentadora conduziu o casal presidencial da entrada da emissora até o local da cerimônia de lançamento do canal de notícias da família Abravanel
Foto: Reprodução/@patriciaabravanel

Diretrizes aos jornalistas

Em resposta à onda de ataques nas redes sociais, Patrícia Abravanel restringiu comentários em alguns posts. 

A apresentadora publicou um comunicado de março de 1988, assinado por Silvio Santos, com os princípios editoriais para o jornalismo do SBT.

O documento destaca a importância da “isenção” (“ouvir sempre os dois lados”) e do “apartidarismo” (“o público quer informação e não ideologização da notícia”).

O posicionamento deixou os direitistas ainda mais irritados. Alguns influenciadores conservadores se manifestam. 

No TikTok, a apresentadora do canal Oeste Juliana Leite propôs “boicote ao SBT”. “O Lula acaba de comprar mais uma televisão. Temos mais uma rede estatal na praça. O que o dinheiro não faz”, afirmou.

“As filhas do Silvio Santos se venderam, compradas com dinheiro nosso… Enquanto elas ficam ricas, a gente chora.” (Assista abaixo.)

Os revoltados estão chamando o SBT de SPT.

Patrícia Abravanel postou alguns momentos da festa do SBT News com a presença de autoridades do governo federal; ao centro, a artista entre o marido, Fábio Faria, e o vice-presidente Geraldo Alckmin
Patrícia Abravanel postou alguns momentos da festa do SBT News com a presença de autoridades do governo federal; ao centro, a artista entre o marido, Fábio Faria, e o vice-presidente Geraldo Alckmin
Foto: Reprodução/@patriciaabravanel

Pragmatismo empresarial

Silvio Santos foi visto como simpático da direita desde a conquista da concessão da antiga TVS no governo do general João Batista Figueiredo, último presidente do regime militar. Mesmo assim, sempre manteve boa relação com Lula. 

Em 1989, o apresentador deu espaço no ‘Show de Calouros’ ao então candidato à Presidência pelo PT. No fim de 2020, Silvio esteve em Brasília para uma visita de cortesia ao esquerdista no Palácio do Planalto.

As filhas seguem tentando cultivar contato amistoso com o Poder Executivo. Estão em jogo as verbas milionárias de propaganda do governo federal, cada vez mais importantes para as receitas das emissoras de TV.

Evangélicas e consideradas conservadoras nos costumes, as herdeiras do clã Abravanel sinalizam que não agem pela paixão ideológica, e sim movidas pelo interesse comercial para garantir a sobrevivência do negócio deixado pelo pai.

Na interação com Lula, Janja e outras autoridades do governo, como o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Patricia Abravanel contou com o apoio do marido, o ex-ministro das Comunicações de Jair Bolsonaro, Fábio Faria, responsável pela parte institucional e os contatos políticos do SBT News.

Foi ele quem organizou as duas visitas que Jair Bolsonaro fez ao dono do SBT, em 2018 e 2021, na mansão do Morumbi, em São Paulo.

Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade