Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia de Xangô: aprenda mais sobre este orixá

24 de Junho é celebrado o dia do orixá guerreiro! Conheça sua história e a característica dos filhos de Xangô

24 jun 2025 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

Chegamos ao mês mais gostoso do ano! Junho é marcado pelas festividades juninas, mas também uma celebração importante que homenageia um dos orixás mais conhecidos da umbanda, Xangô! Celebrado no dia 24 de junho na Umbanda.

Conheça mais sobre o orixá guerreiro
Conheça mais sobre o orixá guerreiro
Foto: Shutterstock / João Bidu

Dia de Xangô

Xangô é reconhecido como uma das divindades mais importantes e poderosas na mitologia iorubá. Xangô foi um rei. No sincretismo religioso brasileiro, Xangô é frequentemente associado a santos católicos como São Jerônimo, São João Batista e São Pedro. Seu nome significa 'Senhor do fogo oculto'.

Uma das lendas de Xangô nos conta que ele é justo e correto, mas também violento, e que para conquistar o coração de Iansã, Xangô lutou com Ogum usando uma pedra que soltava fogo, vencendo assim a batalha.

Este orixá possui aparência imponente, representado como um homem de pele escura, forte, musculoso e muito atraente. Possui presença majestosa, em suas mãos carrega o Oxê (machado que corta para os dois lados, símbolo da justiça e equilíbrio), a Coroa (representa sua posição como rei e sua autoridade divina) e, em algumas tradições, o Pilão (associado à força e à transformação). Esses elementos são usados tanto em representações artísticas quanto em rituais e assentamentos no Candomblé e na Umbanda.

Justiça

Xangô é conhecido como o orixá da Justiça. Desse modo, é ele quem nos auxilia nos momentos de injustiça, nos fortalecendo diante das dificuldades e incompreensão, é o protetor dos intelectuais, fortalece e traz grande sabedoria, devemos recorrer a ele nos momentos de estudo e aperfeiçoamento. Está associado à política, ao poder e à estabilidade. Xangô é invocado para os momentos de guerra, para fortalecer nossa jornada e quebrar as dificuldades no caminho, protege e traz energia aos seus filhos, está ao lado dos mais fracos, onde normalmente a justiça é falha.

Na mitologia iorubá, Xangô é filho de Oranian (ou Oraniã) e Torossi (também chamada de Iamassê). Ele foi um rei do antigo Império de Oyó, localizado onde hoje é a Nigéria, e após sua morte, foi divinizado como orixá.

Filhos de Xangô

Os filhos de Xangô são apreciadores das coisas boas, da boa comida e da vaidade. Além disso, possuem o nervo à flor da pele, com temperamento forte e seguro, no ambiente de trabalho são considerados autoritários, além disso, são divertidos e carismáticos, possuem sempre uma boa via social. São namoradores, gostam de aproveitar cada momento e demoram a se comprometer seriamente com alguém, mas são justiceiros, são incapazes de tolerar desigualdade.

Algumas características deste orixá; seu metal é o cobre, Xangô rege as montanhas, pedreiras e trovões, suas cores são; marrom, branco e vermelho, alguns de seus cristais são; Ágata de fogo e olho de tigre, algumas de suas ervas; manjericão roxo, aroeira e quebra pedra, sua bebida; vinho tinto e cerveja preta, sua principal oferenda é o Amalá (cebola, quiabo e camarão refogado em dendê).

Conecte-se com o Orixá

Para se conectar com a vibração deste orixá, faça esse banho, primeiro acenda uma vela palito branca e reze pedindo proteção e benção a Xangô, ferva 2 litros de água, apague o fogo após a fervura, coloque um punhado de folhas secas de manjerona e capim-cidreira, abafe a panela e deixe o banho descansar por 30 minutos, em seguida coe o banho. Após o seu banho de limpeza, jogue este banho do pescoço para baixo enquanto pede benção a Xangô, coloque uma roupa clara após o banho. Descarte as ervas num jardim ou vaso de plantas.

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade