PUBLICIDADE

Desistência ou Esperança? Segundo o tarot não há escolha, elas caminham juntas

Desistência ou Esperança. Veja a profundo mensagem do tarot sobre a dualidades desses sentimentos

14 jun 2024 - 14h00
Compartilhar
Exibir comentários

Você já teve ou tem algum desejo ou plano que virou um sonho? Desistência ou Esperança? Talvez esse seja um ponto de semelhança muito grande entre nós. Conviver com a hipótese distinta do que poderia ser, muitas vezes é atormentador. Pois nos agarramos em situações insustentáveis que nos ferem diariamente e até mesmo chegamos ao ponto de ultrapassar nossos limites e bordas, não nos reconhecendo mais.

O taror traz uma importante mensagem para compreender as vontades
O taror traz uma importante mensagem para compreender as vontades
Foto: Shutterstock / João Bidu

Desistência ou Esperança? O que o tarot diz

É nesse limiar que recebemos o primeiro sinal, vindo lá do nosso inconsciente. A vontade de desistir. Poucos conseguem compreender corretamente ou até mesmo aceitar essa ideia, por diversos motivos. E como se não bastasse o peso do cansaço por sustentar a situação desafiadora, ainda passamos a conviver com a dúvida da desistência. Cravamos nossos pés, nos fundindo ainda mais na ilusão de que isso é ter esperança, mas acordamos todos os dias cansados. Esse cenário parece comum para você? Segundo o tarot, talvez você esteja exatamente diante de um portal. Continue a sua leitura e saiba como identificá-lo e ultrapassá-lo!

Não aguento mais não aguentar mais

Está em nosso íntimo que algumas coisas são finitas e mesmo assim, nelas permanecemos agarrados, ou melhor na ideia que temos sobre elas, no efeito que elas nos causam e até mesmo nos atributos que elas somam em nossa própria autoimagem. Por esse motivo, pode ser muito vantajoso parar um instante e se questionar quais são esses efeitos, ideias, atributos, ou até mesmo refletir sobre a seguinte frase que um dia ouvi de uma grande amiga: Quem é você sem isso?

No tarot o livro que ilustra nossa jornada, o início dos nossos desafios se apresenta nesse momento, através do arcano O Pendurado. Indicando o surgimento dos primeiros autoquestionamentos sobre nossas próprias decisões. Esse exercício é extremamente importante, justamente porque não temos muita noção de quanto tempo já nos desrespeitamos até chegarmos em uma situação de extremo cansaço beirando a desistência.

Desistência e Esperança caminham juntas, no tarot e na vida

A ambiguidade da desistência e da esperança, sempre se encontrará nas profundezas da nossa mente. Freud as apelidou como pulsão, uma espécie de energia psíquica que se acumula em nosso íntimo. Ter a consciência de não aguentar mais é um claro sinal psíquico do choque dessas duas energias. Enquanto o arcano maior do tarot A Torre representa a desistência, o arcano seguinte A Estrela é o símbolo da esperança. Mas ainda assim, a profundidade desse ensinamento pode não ficar tão nítida em nossos momentos de sofrimento, cansaço e dor. Então cabe ressaltar o que ele nos diz: Antes da esperança nascer, a desistência precisa ser vivenciada.

Desistir pode ser um ato muito autoeducativo

É certo que primeiro precisamos vencer o pré-conceito que temos sobre essa palavra, tirando o peso dos efeitos pejorativos que ela carrega. A tragédia é criada por pessoas que se recusam a desistir, e que sem perceberem tornam não somente a própria vida insuportável, mas também a vida de quem está próximo. É nesse ponto que algumas catástrofes futuras e desconhecidas podem ser evitadas e por isso é preciso atenção e dedicação ao observar os sinais dessa pulsão.

Em sã consciência, desistir de algo significa apenas mudar de rumo. Na própria carta A Torre do tarot, vemos um raio que vem do alto destruindo uma estrutura, tal como um lampejo da nossa própria consciência rompendo com uma situação. Esse raio arranca uma coroa e também faz duas pessoas caírem, indicando que todos os atributos que agem sobre nossa autoimagem precisam ser reformulados imediatamente. Na verdade, desistir é o ato de se desiludir é trabalhar com a única realidade possível, pelo menos por um momento. Desistir nos traz uma visão mais clara dos fatos e também a possibilidade de um futuro. Mas dessa vez, realmente diferente.

Nasce uma Estrela

No tarot, a carta que representa a esperança é o arcano maior A Estrela, uma figura totalmente despida, ajoelhada tal como em uma postura de resignação. Diante de em um lago, símbolo da vida e de seu curso, ela segura dois jarros d'água e com um deles ela rega e nutri um solo que já está fértil, verde e com flores atraindo algumas borboletas. Ele representa a nossa mente organizada e positiva. Com o outro jarro ela nutre ou devolve a água para o lago, que figurativamente indica que nada deve permanecer guardado ou em excesso, inclusive os nossos próprios potenciais.

A carta A Estrela nos indica que podemos confiar no futuro em nossa verdadeira consciência. Mas confiar pode ser um processo extremamente desafiador quando pensamos e focamos na garantia, por isso o melhor é confiar em si e se satisfazer apenas cumprir o seu melhor em cada situação, ouvindo a sua verdade.

Por fim, essa carta nos lembra que esperar pacientes e esperançosos um movimento fora do nosso controle é sempre válido, mas devemos nos atentar para não confundir essa esperança com passividade diante da vida. Nos cabe refletir e se preparar, para se entregar quando esse chamado de movimentação ocorrer e acredite eles ocorrem o tempo todo!

Felipe Bezerra é Tarólogo, Astrólogo e Terapeuta Holístico na Origem Therapias.

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade