4 eventos ao vivo

Descubra como a falta de vulnerabilidade prejudica o seu sucesso

Ser vulnerável é dar um passo para a conquista da felicidade

12 ago 2020
11h54
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Seja uma pessoa sincera consigo mesma -
Seja uma pessoa sincera consigo mesma -
Foto: Rafael Barros/Pexels / João Bidu

Ser uma pessoa vulnerável é considerado por muitos como algo negativo. Isso porque a vulnerabilidade é compreendida como uma ausência de força e, de fato, ninguém deseja ser uma pessoa frágil neste mundo, não é?

A ideia que só os mais fortes sobrevivem está inserida em grande parte das relações da sociedade. Dessa forma, desde criança você convive com a certeza de que, para se dar bem na vida, você precisa demonstrar valentia, integridade e resistência para derrotar os inimigos. E nessa crença não há espaço para a vulnerabilidade; pelo contrário, ela deve ser evitada ao máximo caso você queira ter êxito.

Contudo, pense em quantas vezes você deixou de mostrar seus sentimentos por medo ou vergonha de exibir uma parte de você para outra pessoa. Reflita acerca das experiências que você deixou de viver pelo receio de ser julgado(a) pelos outros. Em todos os momentos você usou a máscara da força, mas os resultados não foram tão satisfatórios, não é?

A vulnerabilidade é a maior demonstração de coragem e força que uma pessoa pode ter. Assim, se você tem desejo de conquistar sucesso em todas as áreas da vida, o caminho para o seu triunfo está no sentido de ser vulnerável.

Como a falta de vulnerabilidade está te prejudicando

A cientista social, Brené Brown, da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, passou alguns anos pesquisando acerca das relações das pessoas.

Ela queria entender como ocorre a conexão entre os indivíduos e, durante a pesquisa, encontrou histórias de pessoas que desenvolviam seus relacionamentos com base na ideia de merecimento de amor e de pertencimento. Dessa forma, essas pessoas criavam um vínculo com os outros compartilhando afeto e recebendo o mesmo em troca. 

A pesquisadora, então, percebeu que essa conexão só é possível por causa da vulnerabilidade. Quem consegue falar sobre os seus sentimentos, dar o primeiro passo em uma relação e/ou mostrar aspectos da personalidade que, por vezes, não são bem vistos pela sociedade - como medos e incertezas - tem a possibilidade de melhor se conectar com as pessoas. 

Mas, por que essa conexão é tão importante? O sucesso da nossa espécie no reino animal deve-se ao poder de se conectar emocionalmente com os outros. Mesmo que duas pessoas sejam de partes diferentes do mundo, com culturas e estilos de vida distintas, elas conseguem se relacionar graças à comunicação e a empatia. Assim, grupos de pessoas conseguem trabalhar juntas para alcançar um objetivo por meio do sentimento de pertencimento, isto é, de conexão entre elas.

Para criar esse vínculo, porém, é necessário a vulnerabilidade, porque ela é capaz de transmitir a verdade. Uma relação sem verdade não consegue durar muito, não é? E não queremos dizer apenas sobre relações amorosas, pense também como a falta de verdade prejudica os relacionamentos de trabalho, amizade e familiares.

Quando você esconde as suas emoções, pensamentos, sentimentos e vontades, você impede que o outro se aproxime de você. É como se houvesse uma barreira entre duas pessoas, bloqueando o contato verdadeiro entre elas. Essa barreira é criada, muitas vezes, pela crença de querer ser forte e estar sempre armado, para que, assim, o outro não possa te ferir.

Agir dessa forma ajuda evitar as desilusões, porém, também faz com que você não experimente o verdadeiro sucesso: viver plenamente todos os dias.

A vulnerabilidade e o sucesso

O êxito pode ser alcançado quando você é sincero(a) consigo mesmo(a). Isso porque você aceita o que te faz bem e direciona suas energias para o único propósito de todos: ser feliz. Enquanto isso, você elimina aquilo que impede o seu crescimento e garante, assim, o desenvolvimento de segurança e conforto.

Porém, para tudo isso é necessário a vulnerabilidade. Quando você tira a máscara da força e mostra seu lado frágil, você compreende que é uma pessoa que, bem como todas do mundo, comete erros e precisa aprender mais. Você admite que precisa de ajuda e não consegue fazer tudo sozinho(a). Você entende que há medos dentro do seu coração que precisam ser encarados; e está tudo bem!

Então, para alcançar o sucesso em qualquer área da vida você precisa ser vulnerável. Não tente lutar contra o mundo sem antes conhecê-lo. Afinal, muitos confitos podem ser evitados se alguém der o primeiro passo e dizer: 

"Sinto muito"; 

"Preciso de ajuda";

"Eu errei";

"Eu te amo".

Seja vulnerável para conseguir ser sincero. Respeite seus sentimentos e fale sobre eles, sem medo de ser julgado(a). Mostre coragem em ser quem você é, porque só assim você terá sucesso. No final, você pode inspirar outras pessoas a serem dessa forma.

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade