PUBLICIDADE

Tempos difíceis e mudança de paradigma: em que posso ajudar?

Com relação ao meio ambiente e as mudanças climáticas, podemos tomar atitudes que vão auxiliar nesse grande processo de mudanças

1 dez 2021 12h35
| atualizado em 10/1/2022 às 16h04
ver comentários
Publicidade
Foto: Foto: Pixabay

Vivemos tempos de mudanças e chegou a hora de nos responsabilizarmos por nosso papel nesse processo. Somos adultos conscientes dos perigos que os danos ambientais têm causado em nossas vidas pessoais e coletivas; não precisamos esperar medidas governamentais para fazermos nossa parte dia após dia. Uma pequena contribuição de nossa parte, pode impactar o meio ambiente e contribuir para uma maneira de viver, de acordo com o que os principais trânsitos astrológicos nos apontam. 

Urano em Touro traz mudanças na nossa maneira de lidar com o dinheiro, de ganhar nosso sustento, na agricultura, em nossos valores de segurança, a derrubada dos mitos que envolvem padrões de beleza, na nossa alimentação. Saturno em Aquário começa a nos lembrar da necessidade de vivermos em comunidade, de olhar para o outro como uma extensão de nós mesmos, como um elo de ligação nessa corrente chamada família humana. Em 2023 teremos a entrada de Plutão em Aquário intensificando essa tendência, que será promovida por mudanças ainda mais sérias e intensas nas estruturas sociais. 

Com relação ao meio ambiente e as mudanças climáticas, podemos tomar atitudes que nos vão auxiliar nesse grande processo de mudanças que já estamos inseridos. Podemos arregaçar as mangas e começar com pequenas atitudes, como por exemplo:

  1. Mudar nossa alimentação, pensar no consumo de alimentos frescos e naturais, reduzir, até mesmo eliminar o consumo de carnes, enlatados e embutidos.
  2. Preste atenção às embalagens e prefira as ecológicas e biodegradáveis. Diminua conscientemente a produção de lixo doméstico.
  3. Reduza o consumo de água, aprenda a poupar e fazer um uso consciente desse recurso, que é limitado.
  4. Se puder, consuma alimentos sem agrotóxicos, limpos; aprenda a plantar seu próprio alimento, mesmo que seja uma horta em vasos. 
  5. Usar ao máximo os produtos recicláveis e reciclados. Aprenda a comprar roupas em brechós ou reutilizáveis. 
  6. Pense conscientemente na quantidade de comida que vai consumir: evite o desperdício.
  7. Use ao máximo bicicletas, patinetes e meios de transporte que não agridam o meio ambiente. Caminhe mais. 
  8. Procure os pequenos produtores nas cidades próximas: muitos deles fazem entregas de verduras e frutas frescas em sua casa.

Se cada um de nós puder incorporar em nossa rotina algumas dessas medidas, elas podem, com o tempo, se tornar, cada vez mais, parte da vida de cada um de nós, até transformarem-se em hábitos na vida de toda coletividade. Urano em Touro pede a derrubada de tradições nocivas e a chegada de novas maneiras de lidar com a natureza, com o dinheiro e com o poder. Saturno em Aquário exige essa mudança; se não entendermos essas pequenas lições, quando Plutão entrar em Aquário, seremos obrigados a mudar ou mudar; não haverá escolha.

Fonte: Eunice Ferrari
Publicidade
Publicidade