0

Descubra seu carma através da posição de Saturno em seu mapa

13 jun 2019
09h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Saturno é um velho conhecido na astrologia, como o Senhor do Carma, pelo peso de sua mão de ferro, quando pressiona um planeta importante, ou a si mesmo, em nossos mapas, em nossas vidas. Saturno não é apenas sofrimento e um meio de pagarmos nossas dívidas cármicas, mas é, acima de tudo, um motivo que nos leva a um processo de desenvolvimento. Pensando assim, as provações que somos submetidos por ele, tornam-se mais palatáveis, mais fáceis de suportar.

Descubra seu carma através da posição de Saturno em seu mapa
Descubra seu carma através da posição de Saturno em seu mapa
Foto: iStock

Saturno simboliza um processo psíquico, assim como um tipo de experiência. Mas, diferente do que a maioria das pessoas pensa, ele não é simplesmente um símbolo de dor, de obstáculos a serem enfrentados, de distanciamento, de limites e solidão, mas especialmente, um processo psíquico, comum a todos nós, humanos. 

O processo psíquico que envolve Saturno tem a ver com nossa capacidade de integração psíquica, ou seja, de aprendizado e evolução como seres humanos. Saturno é o pai, o mestre, o professor e traz em si o germe do crescimento. Mas Saturno é chato; mesmo o que ele tem de mais interessante é muito chato. Quem de nós, em sua sanidade perfeita, gosta de exercitar o autocontrole, a parcimônia, a cautela, a sensatez, compreender as restrições e os obstáculos como necessários ao nosso aprendizado, enfrentar os medos mais primitivos? Saturno é o superego; ele define o que podemos ou não podemos enquanto adultos. 

Portanto, Saturno define limites, onde podemos ou não caminhar, define que, enquanto adultos, a responsabilidade deve estar no comando. Ele não gosta de pessoas que têm como estilo de vida a satisfação dos desejos. Aí encontramos a eterna briga entre superego e ID (o prazer e a satisfação dos desejos).

Todos nós possuímos Saturno em alguma área de nosso mapa e é nessa área que se encontra uma espécie de "calcanhar de Aquiles", o ponto mais difícil de nossas vidas, o nó que deve ser desatado, o lugar onde mais sentimos dor. Mas também, onde existe a possibilidade de transformar carma em dharma. 

Você sabe em qual setor de seu mapa, ou seja, em qual casa se encontra seu Saturno Natal, ou seja, qual o setor de sua vida que dá mais trabalho, onde é mais difícil das coisas fluírem naturalmente? Se você não sabe, procure um site e calcule seu mapa. Procure em seu mapa em qual casa se encontra Saturno e confira:

Saturno nas casas de água

As casas de água têm a ver com nossas emoções, e um Saturno localizado nesses setores do mapa mostram que nosso trabalho de vida está relacionado diretamente com nossos processos emocionais. Saturno em casas de água costuma ser mais difícil que em outros elementos. 

Casa IV - Câncer
A casa quatro está relacionada com o signo de Câncer e com os processos emocionais infantis, ou seja, com nossa infância, nossa origem, a família e nossas raízes. Como ela está na base do mapa, ela tem a ver com nossa base, ou seja, com nosso sentido de segurança e estabilidade no mundo. Quem traz Saturno nessa área do mapa, normalmente teve uma infância difícil, na maioria das vezes com pais emocionalmente distantes e uma forte sensação de separação e isolamento emocional. Os pais podem ter-se divorciado, o pai desconhecido ou mesmo morto. O isolamento pode ser simbólico também, com um pai presente fisicamente e emocionalmente distante. Pessoas com esse posicionamento de Saturno precisam encontrar dentro de si mesmas, o sentido de segurança no mundo.

Casa VIII - Escorpião
Na casa oito, Saturno é um pouco mais complexo, pois o indivíduo, que passa por crises existenciais constantes deve unir todo aprendizado, sensibilidade e percepção e integrá-la no grupo do qual faz parte. Aqui, a luta pessoal se aprofunda e, normalmente a pessoa visita com frequência seu inferno pessoal, que vai se tornando cada vez mais conhecido. Com o tempo, a própria sombra começa a ser aceita e, com o tempo, a aceitação da sombra humana é aceita naturalmente. Esta casa se refere a relacionamentos que envolvem emoções e que somos forçados a identificar com clareza nossos medos, nossas faltas, onde precisamos identificar nossa natureza emocional. Por isso ela está intrinsecamente ligada à nossa energia e responsabilidade sexual. Pessoas com esse posicionamento de Saturno precisam aprender a entregar-se ao amor profundo através da união de duas almas através do sexo.

Casa XII - Peixes
Peixes é, por si só, um signo complexo, pois está mais conectado ao inconsciente coletivo que ao pessoal. Por isso, quem tem Saturno na casa doze, normalmente tem uma vida marcada pelo sacrifício. Uma maneira interessante de aliviar esse carma é o caminho do trabalho intenso. Quem traz um Saturno de casa doze, normalmente tem a sensação de um medo vago e indefinido, uma grande vulnerabilidade à rejeição e ao abandono e um sentimento profundo de que alguma coisa, o destino ou algo que mostre sua impotência, o destrua ou o controle. Existe também um forte sentimentos de culpa, de obrigação, de uma forte sensação de dívida. Pessoas com esse posicionamento de Saturno precisam aprender um caminho espiritual que as faça sentir-se um elo de ligação com o resto da humanidade.

Saturno em casas de terra

Saturno no elemento terra é mais palatável, pois existe uma energia que se combina, já que Saturno rege Capricórnio. É uma posição bastante construtiva, mas que exige trabalho prático intenso.

Casa II - Touro
A segunda casa está normalmente relacionada a ganhos, especialmente os materiais. Aqui encontramos a necessidade de aprender um pouco mais sobre dinheiro e seu símbolo. Como lido com o dinheiro que ganho, meus apegos, meus medos, minhas dificuldades de ganhos e gastos. Nesta posição de Saturno, é preciso revisitar seus próprios valores, pois há o risco de aceitar como valor, somente aqueles que a sociedade determina. Encontramos em Saturno nesse posicionamento, também o medo da perda e, por isso, a fuga das grandes responsabilidades. Pessoas com esse posicionamento de Saturno precisam aprender o desapego, tanto material quanto emocional.

Casa VI - Virgem
A casa seis está diretamente relacionada ao trabalho prático, que leva a um processo interior de purificação e organização que, normalmente pode ser observado na organização de sua rotina. Costumam ser bem neuróticos com relação a essa organização, com horários e atividades diárias definidas. A organização externa, acaba por levar à possibilidade de organização interna, que é sua principal busca. Pode haver frustração, desapontamento ou alguma doença crônica que leve a pessoa a viajar aos mistérios que unem corpo e mente e à síntese que esses processos podem definir. O que as pessoas com esse posicionamento astrológico precisam é aprender a importância do equilíbrio da saúde e do trabalho. 

Casa X - Capricórnio
A décima casa ou Meio do Céu, é a casa de Saturno, pois ele rege Capricórnio. A casa dez é onde projetamos nossa imagem para fora, ou seja, nossa imagem social e profissional. Aqui, o papel que exercemos na sociedade, se apresenta com o peso de Saturno, ou seja, sob uma forte responsabilidade e comprometimento com tudo o que se faz. Uma pessoa com Saturno nesse setor, é alguém que vai sentir, desde muito cedo, que tem um papel improtante e definido para desenvolver na sociedade. Normalmente a mãe é muito forte e tem papel definido na vida dessa pessoa. A ambição e o progresso, não apenas a material, são os focos principais das pessoas com esse posicionamento de Saturno.

Saturno nas casas de ar

As casas de ar estão relacionadas com o planos das ideias e aqui, Saturno exerce o papel de Mestre, de professor, que organiza e aprende, mas também ensina.

Casa III - Gêmeos
A terceira casa tem a ver com o movimento, o aprendizado e a comunicação. Tem a ver também com os processos de respiração, por estar ligado ao movimento. Fisicamente, tende a prejudicar um pouco os processos respiratórios e mental e emocionalmente, envolve tensão ao falar e expor ideias, timidez e, às vezes, medo do novo. Pode ter tido uma infância carregada de críticas ou, por algum motivo, foi impedido de expor suas ideias e opiniões. Na verdade, sua capacidade de aprofundar-se no plano das ideias é imensa e, por esse motivo, não aprecia as conversas vazias. Uma pessoa com esse posicionamento de Saturno deve combater seus medos. Muitos deles tornam-se ótimos professores.

Casa VII - Libra
A sétima casa é tradicionalmente conhecida como a casa do casamento, das parcerias e sociedades, mas também mostra o tidpo de parceiro que uma pessoa gostaria de ter ao seu lado. Mostra também, as situações que essa pessoa vai enfrentar dentro do casamento ou de uma parceria. É a casa das projeções, portanto. Normalmente, a pessoa que possui Saturno nessa casa, carrega uma espécie de frustração, pois espera encontrar no outro sua outra metade para sentir-se inteiro. Essa postura diante do casamento, pode trazer tristeza e um forte sentimento de limites no setor. Uma pessoa com esse posicionamento de Saturno deve aprender a integração interior, a unir masculino e feminino, ou seja, deve conquistar o equilíbrio dos opostos dentro de si.

Casa XI - Aquário
A casa onze é mais sofisticada e diz respeito a deixar sua própria individualidade em nome de uma causa que favoreça um grupo ou comunidade. É um posicionamento que, a princípio traz um forte sentimento de solidão, pelo menos até o indivíduo encontrar uma "tribo", à qual se sinta pertencer. Quando isso encontra, consegue criar um grupo favorável de amigos, caso contrário, vai optar pela solidão. É necessário com esse posicionamento astrológico, aprofundar-se nas questões sociais e/ou políticas. Uma pessoa com esse posicionamento de Saturno, deve estar conectado às questões que envolvem a humanidade, pois, normalmente, é avesso à superficialidade.

Saturno nas casas de fogo

As casas de fogo estão relacionadas com a intuição e à consciência, mas também à paixão, à alegria e ao otimismo. 

Casa I - Áries
A casa um é a casa da personalidade, a maneira com que um indivíduo se relaciona com seu meio ambiente, assim como o tipo de experiências que ele vai viver para lapidar essa personalidade. Tem a ver também com a autoafirmação e, sendo assim um Saturno posicionado nessa casa pode restringir a capacidade de uma pessoa se autoafirmar, tornando o indivíduo inseguro e muitas vezes com medos latentes de se expor demasiadamente. Por conta desses medos, a necessidade de controle, de impor sua vontade e a carência de autoconfiança são muito evidentes na personalidade. Há, ao mesmo tempo, a necessidade de impor-se como indivíduo e um medo imenso de expor-se demasiadamente e ser julgado e condenado. Pessoas que nascem com esse posicionamento de Saturno precisam aprender a fazer um movimento de troca com seu meio ambiente, deixar o ego de lado e em pequenos passos, arriscar-se.

Casa V - Leão
A casa cinco é a casa da identidade individual e o reconhecimento do eu, tanto pelos outros, como por si mesmo. Quem nasce com esse posicionamento astrológico de Saturno, possui um sentimento secreto de menos valia, de incapacidade de despertar o amor em outras pessoas. A sensação de desamor é imensa e, por esse motivo, costuma fechar-se a grandes paixões. Às vezes mostra um coração de pedra, mas por pura defesa. Na verdade, o que essa pessoa precisa é conhecer-se mais profundamente e construir para si mesmo, uma autoestima verdadeira. De nada adiante fugir do amor romântico, pois isso somente acarreta ainda mais frustração.

Casa IX - Sagitário
A nona casa é considerada a casa das viagens longas, do pensamento profundo, do contato com o mundo espiritual e religioso. É também a casa dos estudos superiores e também o conhecimento que envolve o conhecimento do Universo. É a casa da fé e do otimismo. Uma pessoa que nasce com Saturno nessa posição, normalmente tem, desde muito cedo, seu otimismo e fé abalados, o que o obriga a construir por si só, um novo conceito de Deus e de fé, diferentes daquele que aprendeu. Esse processo, geralmente, envolve sofrimento, mas possibilita o encontro com o Sagrado, dentro e fora de si mesmo. Sendo assim, sua fé torna-se inabalável.

Veja também:

 

Fonte: Eunice Ferrari
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade