Temos uma visão equivocada sobre o envelhecimento: cabelos grisalhos não são sinal de desgaste, mas uma limpeza de células tumorais
Cabelos grisalhos não são uma condenação do envelhecimento, mas sim uma alegria
Durante séculos, os cabelos grisalhos foram símbolo universal do envelhecimento, uma simples questão estética que denunciava a passagem do tempo ou excesso de estresse, às vezes disfarçado com tinturas. No entanto, ter cabelos grisalhos pode ser uma boa notícia para muitas pessoas, já que um estudo publicado na Nature Cell Biology acaba de mudar essa perspectiva: cabelos brancos podem, na verdade, ser um mecanismo de defesa biológico.
O aparecimento de cabelos brancos é, para muitas pessoas, uma grande condenação que nos lembra que a idade não perdoa ninguém, e vemos até mesmo jovens com muitos cabelos brancos em idade precoce. Mas ter cabelos brancos pode ser um sinal relacionado ao risco de melanoma, um dos cânceres de pele mais agressivos, especialmente quando não detectado precocemente.
O dilema da célula
Para entender por que ter muitos cabelos brancos é uma boa notícia, precisamos ir à raiz do cabelo. É lá que se localiza o bulbo do folículo piloso, onde o cabelo cresce.
Um de seus componentes fundamentais é a célula-tronco melanócita, responsável pelo pigmento que dá cor ao cabelo. Por isso, quando essas células são afetadas, começa a haver uma deficiência de pigmento.
As pesquisas apontam que, quando essas células sofrem danos em seu DNA, como a exposição ao sol ou o envelhecimento da pele, o corpo ativa um mecanismo de controle.
Mecanismos de ação
Quando uma célula com DNA danificado surge, existe a possibilidade de que um câncer se desenvolva se ela começar a se dividir ...
Matérias relacionadas
Sem querer, Donald Trump está acabando com o único veículo 4x4 fabricado na França