PUBLICIDADE

13 curiosidades sobre a sexta-feira 13, o dia mais azarado do calendário

13 mai 2022 11h55
ver comentários
Publicidade
Conheça treze curiosidades sobre a temida sexta-feira 13!
Conheça treze curiosidades sobre a temida sexta-feira 13!
Foto: Shutterstock / João Bidu

Sexta-feira 13 é considerada por muitos como o dia mais azarado do calendário gregoriano. Mas, será que tem uma explicação? Resolvemos decifrar o porquê em 13 curiosidades interessantes sobre o dia de hoje, confira!

Curiosidades sobre a Sexta-Feira 13

1. Não se sabe exatamente por que esse dia é tão temido

Muito pouco se sabe sobre as origens da notoriedade do dia. Alguns historiadores acreditam que as superstições que cercam a sexta-feira 13 surgiram no final do século XIX e a primeira menção documentada do dia pode ser encontrada em uma biografia do compositor italiano Gioachino Rossini, que morreu em uma sexta-feira 13. Outros acreditam que o mito tem origens bíblicas, já que Jesus foi crucificado em uma sexta-feira e haviam 13 convidados na Última Ceia na noite anterior à sua crucificação. Além disso, outro relato sugere que o dia tem sido associado ao infortúnio desde 1307 quando, em uma sexta-feira 13, o rei francês deu ordens para prender centenas de Cavaleiros Templários na França.

2. No entanto, o medo é real…

O medo da sexta-feira 13 é tão real que um nome científico foi criado para ele, sendo chamado de "parascavedecatriafobia" - é derivada do grego paraskeví, que se traduz como "sexta-feira", e dekatria, que é uma maneira de dizer "13".

3. … e muito comum!

Especialistas dizem que a parascavedecatriafobia afeta milhões de pessoas e estimam que as empresas, especialmente as companhias aéreas, sofrem graves perdas na sexta-feira 13. A triscaidecafobia, ou o medo do número 13, é ainda mais difundida. Tanto que em alguns arranha-céus, hotéis e hospitais pulam o 13º andar e muitos aeroportos não têm portões com o número 13. Em muitas partes do mundo, ter 13 pessoas na mesa de jantar é considerado azar.

4. Sextas-feiras 13 podem aparecer até 3 vezes no ano

Uma má notícia para todos que sofrem de parascavedecatriafobia:  todos os anos terão pelo menos uma sexta-feira 13. A boa notícia - ou não - é que não pode haver mais de três sextas-feiras 13 em um mesmo ano. O máximo de tempo que o calendário pode ficar sem uma sexta-feira 13 são 14 meses.

Nem todos acham que a data traz azar..

5. É festa em Portugal

Contrariando a superstição, a cidade de Montalegre, em Portugal, faz uma grande festa nos dias de sexta-feira 13. Eles reconhecem o evento como um Halloween - mas, a única diferença, é que pode acontecer em qualquer período do ano. Há fantasias, máscaras, peças teatrais e show pirotécnicos. A tradição começou com um Padre que quis desmistificar a data - ao invés de temer, celebrar. 

6. Padrões repetidos no calendário

Existe um método de calendário para calcular as sexta-feiras 13. Sempre que um ano começa em uma quinta-feira, os meses de fevereiro, março e novembro terão uma sexta-feira 13. Isso acontece 11 vezes no século XXI.

O padrão de fevereiro-março-novembro se repete em um ciclo de 28 anos. No século XXI, o período começou em 2009. Em 2015, 6 anos depois, as sextas-feiras 13 ocorreram em fevereiro, março e novembro. Isso só acontecerá novamente após 11 anos - em 2026 -, e teremos que esperar mais uma vez por 11 anos - até 2037 - para que haja uma sexta-feira 13 em fevereiro, março e novembro.

7. E durante os anos bissextos?

Três sextas-feiras 13 também podem ocorrer em um ano bissexto. Se o dia 1º de janeiro de um ano bissexto cair em um domingo, os meses de janeiro, abril e julho terão uma sexta-feira 13 em cada um deles.

No século XX, isso aconteceu em 1928, 1956 e 1984. E, no século XXI, isso acontece quatro vezes: em 2012, 2040, 2068 e 2096. É o ciclo de 28 anos novamente!

8. Alfred Hitchcock nasceu no dia 13

O mestre do suspense Alfred Hitchcock nasceu no dia 13 de agosto de 1899 e, justamente em uma sexta-feira, 13 de agosto de 1999, teria completado 100 anos. Ele fez sua estreia na direção cinematográfica em 1922 com um filme chamado Número 13. Infelizmente, o filme nunca foi para frente devido a problemas financeiros.

Outras celebridades e personalidades conhecidas nascidas no dia "macabro" incluem as atrizes Mary-Kate e Ashley Olsen, o ator Alexandre Nero - nosso eterno "Imperador" - e o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro.

9. Porém, esse é um dia de azar apenas para alguns…

Sexta-feira 13 não é universalmente visto como um dia de má sorte. Por exemplo, na Itália, sexta-feira 17 - e não sexta-feira 13 - é considerado um dia que traz azar. Na verdade, lá acredita-se que o número 13 seja um número de sorte! Em muitos países de língua espanhola e na Grécia, a terça-feira 13 que é vista como um dia de infortúnio.

10. … e pesquisas sugerem que pode não ser mesmo!

Há muita pouca evidência que comprove que a sexta-feira 13 é realmente um dia de azar. Muitos estudos mostraram que esse dia tem pouco ou quase nenhum efeito em eventos como acidentes, doenças e desastres naturais.

11. Ainda assim, o dia inspirou uma das séries de filmes de maior bilheteria…

O empreendimento de sucesso comercial de "Sexta-Feira 13" possui 12 filmes de terror, uma série de televisão e vários livros que abordam maldições e superstições. Embora os filmes e a série tenham recebido consistentemente críticas negativas, eles têm um número considerável de telespectadores. A máscara usada pelo personagem principal dos filmes, Jason Voorhees, é uma das imagens mais conhecidas da cultura popular.

12. … e um país a aumentar a conscientização sobre segurança e acidentes

Desde 1995, a Finlândia dedica uma sexta-feira 13 do ano para o Dia Nacional do Acidente. O dia visa aumentar a conscientização sobre segurança nas estradas, em casa e no local de trabalho.

13. Um asteroide passará pela Terra em uma sexta-feira 13 no ano de 2029

Na sexta-feira, dia 13 de abril de 2029, um asteroide passará pela Terra. Quando o asteroide 99942 Apophis foi descoberto, em 2004, pensava-se que havia uma pequena chance de que ele colidisse com a Terra. Mas, pode ficar tranquilo, pois, desde então, os cientistas revisaram suas descobertas e elas mostram que não há absolutamente nenhum risco de que o asteroide colida com a Terra ou com a Lua. Será?

João Bidu
Publicidade
Publicidade