PUBLICIDADE

Meditação matinal: como começar bem o dia?

Renove as energias após acordar e aproveite mais o dia

4 ago 2020 - 13h16
Compartilhar
Exibir comentários
Conheça os benefícios da meditação matinal -
Conheça os benefícios da meditação matinal -
Foto: Cliff Booth/Pexels / João Bidu

A meditação matinal é uma maneira de renovar as energias logo após acordar. Esse processo prepara a mente e o corpo para os desafios que serão enfrentados durante o dia, além de que, durante a meditação, é possível planejar o dia que está começando para melhor aproveitá-lo.

Dedicar alguns minutos da sua manhã para meditar é uma forma de abraçar a si e agradecer pela nova oportunidade que se abre com o amanhecer, afinal, é mais uma chance que você tem para colocar em prática os seus objetivos, de abrir a mente e conhecer outros aspectos do seu interior e de se amar por completo.

Você também ficará mais relaxado(a) e, por essa razão, será mais fácil e prazeroso executar as tarefas, por exemplo, do trabalho e dos estudos. Pensando nesses benefícios incríveis, separamos três exemplos de meditação matinal para você começar o dia bem por meio de um auxílio para equilibrar as emoções e os pensamentos. Assim, você terá mais motivação e energia para viver e ser feliz.

Meditação matinal: como começar o dia bem

Meditação na cama

Para começar o dia bem, quando despertar, continue com os olhos fechados e respire profundamente três vezes. Estique o corpo, abra os braços e as pernas e deixe as palmas das mãos viradas para cima. Sinta o corpo pressionando o colchão e, então, deslize os dedos pela estrutura do colchão. Perceba a suavidade dos materiais e como eles tocam na sua pele.

Abra os olhos e sinta os aromas do quarto. Qual a emoção que você sente? O cheiro traz alguma recordação? Se não houver nenhum aroma, foque a mente na respiração e como o ar transita do ambiente para o seu corpo. 

Novamente estique o corpo e o alongue, levantando as pernas e flexionando os braços. Levante-se e abra a janela; permita que um novo ar entre no espaço e revitalize as energias. Respire profundamente, olhe ao redor e sorria. Se preferir, você pode sentar na beira da cama ou em outro local confortável e sem barulhos. 

Em seguida, concentre a mente e aprecie a oportunidade que você tem de começar do zero, se assim quiser, graças ao novo dia que está bem diante de você. Seja grato(a) pelo ar que chega até os seus pulmões e reflita em como você é importante.

Sua personalidade e habilidades, bem como suas experiências de vida são únicas! Então, comece o dia meditando no amor próprio e abrace o seu corpo. Amar a si mesmo(a) é compreender que as falhas não te definem e que você é muito maior que qualquer medo ou aflição.

Se você não consegue resolver um problema e, por isso, acorda todas as manhãs cansado(a) e estressado(a), lembre-se que a solução está em você e, por essa razão, logo um pensamento chegará e trará luz onde há escuridão. Contudo, para isso, você precisa estar calmo(a) e pronto(a) para se amar acima de tudo.

Meditação no Sol

Se houver um local na sua casa onde os raios do Sol chegam, sente-se no espaço com as pernas cruzadas e coloque as palmas das mãos no chão.

Respire lentamente e sinta como o Sol toca na sua pele. Você consegue sentir alguma emoção? Qual é a sensação do calor da manhã? 

O astro rei é o responsável pela energia vital dos seres vivos. Sua força traz motivação, ânimo e faz com que o corpo sinta a felicidade de fazer parte do ciclo da natureza, enquanto que a mente é tomada por uma onda de luz que limpa toda a negatividade.

Feche os olhos e respire lentamente. Pense que você está diante de uma divindade que exala luz e calor. Ela não pode te ferir, porque seu poder é de estimular a vida.

Então, aprecie a oportunidade e agarre essa essa força para si. Comece o dia com uma dose extra de vitalidade e aplique esse estímulo nos projetos que andam meio parados ou na tranformação das ideias em ação.

Se pensamentos ruins chegarem até você, aceite a presença deles, compreenda o motivo da existência desse mal e os deixem ir. Não prenda na mente as emoções e os pensamentos negativos - quando você parar de fugir deles, logo eles não terão mais poder de te influenciar.

Meditação no café da manhã

Quantas vezes você se concentra no alimento que está comendo? Por vezes, a hora da alimentação é utilizada pela mente para vagar entre os pensamentos mais densos - aqueles com problemas que você não sabe como resolver. Fazer isso durante o café da manhã, a primeira refeição do dia, atrai uma energia negativa que se espalhará por toda parte. 

É por isso que a manhã deve ser cheia de pensamentos positivos, principalmente os relacionados com recomeço e esperança. Então, utilize o café da manhã para planejar o que será feito durante o dia.

Antes, porém, escolha com atenção os alimentos que farão parte da sua refeição. Prefira alternativas saudáveis e leves, para não pesar o corpo que ainda está acordando. Então sente-se em um local confortável, longe de agentes que roubam a concentração, como celular e televisão, e sinta o cheiro do alimento.

Observe as cores e, em seguida, o coloque na boca. Mastigue aos poucos para sentir todos os diferentes sabores que um único alimento pode ter. Quando saciar a fome, reflita sobre o dia que está começando e o que você pode fazer de diferente.

Abra as portas da imaginação e, se possível, saia da zona de conforto. Reflita nas tarefas do cotidiano e encontre soluções para renová-las. Por exemplo, experimente trabalhar em um outro local ou faça algo louco, mas que deseja de coração. Não desperdice a oportunidade de um novo dia vivendo no piloto automático - liberte a sua mente por meio das suas atitudes diárias. 

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Publicidade