0

Feng Shui: conheça as melhores cores para ter em casa e seus significados

Descubra como o Feng Shui pode ser aplicado nas paredes do seu lar

13 jul 2020
19h09
atualizado às 19h15
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Renove as energias da casa com a ajuda das cores - Crédito: Andrew Neel/Pexels
Renove as energias da casa com a ajuda das cores - Crédito: Andrew Neel/Pexels
Foto: João Bidu

As cores têm o poder de expressar sentimentos e estimular algumas emoções. Ao escolher uma tonalidade para as paredes da casa, você não está apenas criando um estilo visual para sua residência, mas também uma atmosfera, uma energia especial.

Por isso, conhecer as cores é essencial para não errar na escolha. Afinal, uma cor escolhida de maneira equivocada pode causar efeitos negativos nos moradores ao longo do tempo. O resultado, portanto, pode aparecer em estresse, brigas, mal-estar físico e até problemas financeiros.

Para facilitar esse processo de escolha, reunimos as melhores cores para as paredes da casa, de acordo com o Feng Shui. Utilizando a técnica milenar chinesa, não apenas é possível harmonizar os ambientes domésticos, mas aumentará o astral da casa para receber novas energias e vibrações benéficas para o espírito do lar e das pessoas que ali habitam.

Feng Shui: significado das cores para as paredes da casa

Amarelo

A cor estimulante do intelecto pode ser usada em apenas uma parede do cômodo para não sobrecarregar as energias. 

O amarelo chama a prosperidade e a riqueza, já que é a cor do ouro e do Sol. O astro-rei o confere o dom da vitalidade e da felicidade, portanto, onde a cor amarelo for aplicada, a energia vital será restaurada.

Também ajuda na concentração, na criatividade e colabora no diálogo entre as pessoas. Assim, é possível sentir mais facilidade em comunicar suas ideias quando estiver próximo(a) dessa coloração.

Na área espiritual, o amarelo é considerado como um elo entre as vivências da vida presente com as do passado. Isso permite uma maior sabedoria e força interior.

Cômodos destinados ao estudo e trabalho, além da cozinha e da sala, são perfeitos para essa cor. Se não quiser aplicá-la na parede, compre objetos com ela para conseguir os mesmo efeitos.

Azul

Em geral, o azul é uma das cores que mais agrada as pessoas. Ele significa tranquilidade e serve para propagar a paz por um cômodo, além de deixar a atmosfera com mais harmonia.

O azul escuro é relacionado com o local mais profundo do oceano. A profundidade sempre está conectada com a sabedoria e o inconsciente, então a cor é usada para despertar a intuição, para equilibrar a conexão entre corpo e mente.

Já o azul claro é mais pacífico e carrega uma força vital para o desenvolvimento da espiritualidade.

Por fim, o azul esverdeado propaga um frescor ao ambiente e, dessa forma, está ligado com a ideia da juventude.     

Não importa qual seja a tonalidade de azul, a cor é perfeita para as paredes dos quartos, das salas e para os locais de trabalho, estudo e meditação. Também pode ser usada nos objetos de decoração.

Branco

O estilo minimalista tem conquistado muitos admiradores no mundo, porém, é preciso ter cuidado com o excesso de branco na casa.

De acordo com o Feng Shui, tudo em excesso pode desequilibrar as energias que emanam amor, prosperidade, sucesso, saúde, paz e alegria no ambiente.

Mesmo que seu significado seja paz e purificação, o branco em grande quantidade ajuda no desenvolvimento da ansiedade. Por isso, coloque outras cores junto dele.

Por ser associado à limpeza, o branco pode ser utilizado, além das paredes, nas portas, janelas, molduras e no teto. Assim, você terá uma maior sensação de lugar limpo e bem cuidado.

Cinza

Paredes cinzas, principalmente com uma tonalidade mais clara, tornam-se refinadas e deixam qualquer local mais elegante.

O cinza é uma cor que traz consigo o elemento Terra. Quando aplicada nas paredes, cria uma bolha de energias prósperas para o sucesso das relações pessoais, além de ser excelente para auxiliar a estabilidade dos campos da vida, como o financeiro e o amoroso.

A cor da estabilidade também colabora para a resolução dos problemas. Assim, é possível revigorar as energias internas para lidar com os desafios.

Laranja

Concede alegria e aconchego ao ambiente. Porém, por ser estimulante, não pode ocupar todo o espaço; uma única parede com a cor é suficiente para levantar a energia, sem afetar a circulação das outras.

O elemento Fogo é simbolizado por essa tonalidade, então a cor pode ser aplicada, por exemplo, na cozinha. Já para ter mais energia na hora de trabalhar ou estudar, é recomendável que o laranja seja usado nos objetos dentro do quarto ou do escritório.

Rosa

Se você acha que o rosa representa o amor, você está certíssimo! Porém, a cor ainda vai além dessa definição.

Relações amorosas são harmonizadas, a felicidade se torna mais ampla, a união entre o mundo material e o espiritual fica equilibrada e os sentimentos puros são transmitidos com maior liberdade - tudo graças à essência do rosa.

Como não é uma cor tão vibrante, pode fazer parte de mais cômodos, sem prejudicar as outras energias.

Verde

O elemento madeira é atribuído a essa cor e, por isso, ela ajuda a restabelecer a segunça do lar, protegendo-o contra a presença dos males.

Pode aumentar a sorte dos moradores e permite que o cômodo fique mais leve - o que contribui com a disseminação da esperança por todos os lados. O quarto é um ótimo local para a presença do verde, mas sempre com moderação.

O verde também é considerado a cor dos novos ciclos, então sua essência dá força para os momentos de dificuldade, que exigem superação para seguir em frente.

Vermelho

Assim como o laranja, o vermelho é ideal para uma única parede ou para itens decorativos, afinal, sua intensidade é demais para qualquer cômodo. Contudo, se o espaço for grande, a energia não é prejudicada. Em locais pequenos, não é bom ter a presença dessa cor nas paredes; aposte apenas na decoração.

Influenciada pelo fogo, essa cor traz sucesso e muita paixão. Porém, ela não deve ser aplicada na parede do quarto, pois altera o ciclo do sono.

Violeta

Sua presença traz autoridade aos locais e deixa a atmosfera mais forte. O violeta ou roxo são utilizados para o desenvolvimento da espiritualidade e para melhorar a lucidez.

Seu poder está ligado com a ampliação de ideias e, por isso, ajuda a facilitar as tomadas de decisão ou trabalhos que precisam de criatividade e inovação.

Locais meditativos tornam-se em verdadeiros templos quando contêm as cores violeta e roxo na decoração. Você sentirá uma maior vontade interna de se conectar com sua espiritualidade e emoções. Além disso, a tonalidade é um ímã para a prosperidade! Perfeito, não é?

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade