Excesso de passado: solte os pesos que te paralisam
Estamos em constante desenvolvimento, coloque a atenção no presente para que pesos do passado não te impeçam de seguir em frente
Vamos falar um pouquinho sobre os pesos que estamos carregando, as coisas do passado que seguimos arrastando no momento presente. Existem pesos que a gente carrega e já não nos cabem mais, não fazem mais parte do nosso caminho. O excesso de passado pode trazer depressão, paralisa nossa vida e nossos sonhos. Feche os olhos por alguns instantes no seu dia, sinta seu corpo no presente, sua respiração. Ocupe o seu lugar no mundo!
Passado: domador de elefantes
Tem uma história que fala sobre um domador de elefantes, que certa vez contou o seu segredo para manter os seus elefantes onde quisesse. Os elefantes são animais de muita força, não existe ser humano que consiga ser mais forte do que esses animais. Porém, o domador, quando os elefantes eram bebês, os amarrava em um pedaço de pau. O pedaço de pau era o suficiente para prender os animais ainda criança. Mas por passarem a infância inteira condicionados àquilo, eles criavam a crença de que quando amarrados não eram capazes de sair. Bastava então o domador amarrá-los em pedaços de graveto, quando já adultos, e eles nem tentavam se mexer.
Você já pensou que muitos troncos que te prendiam, hoje são gravetos. Você aprendeu, cresceu, evoluiu. Estamos em constante desenvolvimento. Não deixe que crenças e pesos do passado te impeçam de seguir em frente.
Exercício de Mindfulness para o momento presente
Quando tudo parecer sem solução, quando os problemas do passado ou o excesso de ansiedade vierem à tona, coloque toda sua atenção no presente. Faça o exercício de atenção plena e quando olhar novamente para as suas emoções, já estarão melhores do que antes.
Então, quando for comer, preste atenção como se fosse a primeira vez. Foque sua presença na textura, aromas e sabores. O mesmo quando for caminhar ou escovar os dentes. Atividades que você costuma fazer diariamente, podem ser praticadas com total atenção.
As vezes é uma questão de mudar a lupa, a forma como estamos enxergando as coisas. Exercite e saia do modo automático de viver a vida!