0

Feng shui: metas profissionais ou sonhos pessoais, qual o mais importante?

2 out 2013
10h50
atualizado às 10h50
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Começamos outubro. Último trimestre de 2013 já esta “rodando”. Muitas pessoas começam a pensar e planejar o próximo ano. Muitos clientes que fazem coaching holístico comigo já estão preparando suas metas profissionais e pessoais para 2014, já estão analisando o querem alcançar, como agir e em quanto tempo irão concretizar o que pretendem.

Foto: Getty Images

Tudo quase normal se não fosse por um ponto ou dilema que deixa as pessoas um pouco confusos ou nervosas:

- O que devo focar mais na vida? Meta profissional ou sonho pessoal?

Esta dúvida tão simples para muitos levou Joanna a um grau de ansiedade muito gritante que a deixou com medo de escolher. Joanna chegou para realizar sessões de coaching holístico para conseguir escolher os caminhos da vida sem a culpa que andava sentindo.

Por causa de uma educação rígida dos pais, ela foi “programada” a sempre escolher primeiro os caminhos profissionais e financeiros, deixando de lado as emoções, lazer e até gosto pessoal.

Como ela mesmo disse: "sempre conquistei o que quis na carreira. Tinha momentos de vitória. Mas não ficava alegre ou feliz. Sentia que faltava algo a conquistar, a realizar. Não consigo pensar em fazer nada pessoal ou que dê prazer para mim sem ter culpa. Assim me anulo e vou só buscando metas profissionais."

"E o que você deseja do coaching? Por que veio para esta sessão?", perguntei.

"Porque não consigo mais planejar o que eu quero de minha vida. Sinto-me exausta. Pela primeira vez na vida não sei o que quero. Por isto que estou buscando o coaching para ajudar em minhas metas."

Com estas palavras imediatamente propus a ela fazer um processo de coaching com a Roda da Vida*. Nesta Roda temos varias áreas da nossa vida pessoal e profissional. Ela deveria analisar cada área da vida hoje e dar uma nota de zero a dez como grau de satisfação e plenitude.

Não foi surpresa alguma que as áreas pessoais como amor, família e lazer tiveram notam bem baixas.

A maior surpresa foi que também as áreas profissionais estavam com nota baixa.

Perguntei para ela por que notas tão baixas em tudo? A resposta: "não estou feliz com minha vida hoje."

O que disse a ela eu vou falar para você que está na dúvida em qual caminho seguir e conquistar na vida.

Não podemos anular nenhuma área da vida, seja pessoal ou profissional, por um período ou eternamente. Em algum momento vai dar estresse e vamos nos sentir incompletos. Nossa Vida é uma Roda formada por muitas áreas que devem estar em equilíbrio e rodar bem.

Quando uma ou mais áreas não estão bem ou com nota baixa, significa que não demos atenção devida, e lá na frente vai estourar algo. Pode ser uma insatisfação, medo, infelicidade ou vazio.

Você pode focar uma meta profissional ou pessoal com mais força. Mas nunca anule algo na sua vida. A conta pode ficar cara.

No seu caso, a conta foi falta de tesão ou vontade por ir atrás de novas metas, por causa de um vazio.

Assim como a Joanna fez, eu proponho a todos só uma coisa: programe metas pessoais e profissionais sempre, e vá conquistá-las. Nunca anule nada, pois você está sabotando sua felicidade.

* Quem desejar receber a Roda da Vida, solicite por email.

Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti ou entrar em contato com ele, clique aqui.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Fonte: Especial para Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade