É possível receber uma maldição amorosa hereditária?
- Monica Bounfiglio
A terminologia para maldição é muito rica no hebraico e exprime as reações violentas de temperamentos apaixonados como a cólera, a humilhação ou o desprezo. Ela põe em jogo forças profundas que transcendem o homem mediante o poder da palavra pronunciada que parece desenvolver automaticamente os seus efeitos funestos.
» Siga o Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
Porém, é importante lembrar que não se pode amaldiçoar sem que se desencadeie sobre si mesmo a maldição que se fala e se invoca.
A noção bíblica para o termo herança é muito mais ampla do que no sentido jurídico; para que tenha validade deve estar estreitamente ligada ao poder de uma aliança, ou seja, apenas se os antepassados tivessem feito um pacto de que ninguém seria feliz no amor, o que é muito improvável.
Escreviam no Egito, na Fenícia e na Grécia, fórmulas de maldição nos sarcófagos como meio de defesa, contra roubo ou violação de sepulcros; sempre foram usadas pelos oprimidos, por pessoas falsamente acusadas, pobres famintos ou aqueles que são explorados por agiotas.
Desde os tempos mais primitivos, maldição e bênção eram forças ativas e sua eficiência não poderia ser atribuída às palavras, que operam o mal ou o bem sendo empregado por causa de sua suposta eficiência como meio de defesa e de sanção.
A maldição para que não seja cumprida ainda que depois de longos anos deve ser transformada em bênção para reduzir sua força. Em sua forma plena é composta de dois termos estreitamente ligados à causa ou à condição que provoca o efeito; é como o eco inverso da bênção que por excelência é a palavra criadora de Deus, que sempre abençoa porque é vivo e fonte de vida. Só o diabo - Satanás é maldito para sempre.
O Pai que perdoou no seu Filho pode ensinar aos seus filhos como vencer a maldição pelo perdão e pelo amor; em Lucas (6,28) temos: "Senhor, abençoe os que o amaldiçoam".
Quer saber mais sobre o trabalho de Monica Buonfiglio, ou entrar em contato com ela, clique aqui.