0

Dia de São Jorge: aprenda oração do santo guerreiro

23 abr 2018
08h00
  • separator
  • comentários

Nesta segunda-feira (23) comemora-se o dia de São Jorge. Soldado romano, de inclinação cristã (uma raridade então), bastante visada e perseguida. Acabou mártir, sob o império de Diocleciano, figura ligada aos Deuses do Paganismo. Torturado repetidamente, como não abjurasse sua fé, foi degolado, no dia em que o homenageamos do ano 303 de nossa era.

Foto: Mordolff / iStock

Poderoso, segundo a lenda, a ponto de enfrentar e matar um dragão, São Jorge, dos mais afamados santos militares, padroeiro de países importantes (como a Inglaterra) e cidades igualmente vigorosas (como Barcelona), é bastante querido e venerado entre nós.

Por aqui é comum encontrar, no varejo do cotidiano, devoção a ele – simbolizada na famosa imagem do cavalariano espetando sua longa lança uma terrível besta. Está espalhada em estantes e altares de inúmeros bares, vitrines na fachada de diversas casas, medalhinhas nos mais diferentes gogós masculinos e femininos.

Símbolo de força e poder, coragem e destemor, São Jorge, sincretizado nas religiões afro-brasileiras como Ogum, é referência quando se trata de proteção nos piores momentos, diante dos maiores perigos.

O admirável Santo, também o patrono dos escoteiros e do Corinthians (claro que não podia passar sem essa consideração fundamental), remete a uma consagrada oração – aquela famosa: “Eu andarei armado e vestido com as armas de São Jorge” –, empregada por muitos, auxílio valioso.

Além de recordá-la – “Em nome de Deus, estenda-me o seu escudo” –, gostaria de aproveitar essa data de festa e comemoração, para compartilhar um conjuro, bem menos conhecido, igualmente válido para rogo e súplica:

"Poderoso São Jorge: avança, galope ligeiro, à minha frente!

Poderoso São Jorge: conduz, cavaleiro destemido, pelos caminhos obscuros!

Poderoso São Jorge: transpõem, lanceiro afiado, as armadilhas perigosas!

Poderoso São Jorge: sua companhia, guerreira, silencia o medo, fortalece para os combates mais difíceis. Agradecido sou."

Quer saber mais sobre o trabalho de Marina Gold ou entrar em contato com ela, clique aqui .

Veja também

Fonte: Marina Gold

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade