PUBLICIDADE

Dia de Nossa Senhora de Guadalupe: oração de fé para a padroeira das Américas

12 dez 2022 - 11h13
(atualizado às 23h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Confira a história de Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira do México e faça uma oração a ela no dia de hoje (12) para celebrá-la –
Confira a história de Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira do México e faça uma oração a ela no dia de hoje (12) para celebrá-la –
Foto: Shutterstock / João Bidu

Hoje (12), é o Dia de Nossa Senhora de Guadalupe é também chamada de Virgem de Guadalupe, no Catolicismo Romano, e de Virgem Maria em sua aparição diante de São Juan Diego em uma visão em 1531. Ela ocupa um lugar especial na vida religiosa do México e é uma das devoções mais populares. Confira mais sobre a história da santa e faça sua oração para pedir suas bençãos.

Nossa Senhora de Guadalupe: aparições geraram dúvidas

A visão tradicional de Juan Diego foi questionada por vários estudiosos e eclesiásticos, incluindo o ex-abade da Basílica de Guadalupe. A principal objeção é que não há evidência documental para a aparição até 1648. Os críticos também observaram que o bispo abordado por Juan Diego não foi consagrado até 1534 e não faz menção a Juan Diego ou a Nossa Senhora de Guadalupe em seus escritos. Os defensores da Virgem de Guadalupe - incluindo o Papa João Paulo II, que canonizou Juan Diego e declarou Nossa Senhora de Guadalupe a padroeira das Américas - aceitam a autenticidade dos primeiros documentos e apontam também para vários relatos orais da aparição. As ações de João Paulo foram apenas as últimas de uma série de acontecimentos que A devoção continuou a crescer, especialmente depois que Nossa Senhora de Guadalupe recebeu o crédito por acabar com uma epidemia mortal de febre hemorrágica que devastou a Cidade do México em 1736-1737. Em 1737, ela foi proclamada padroeira da Cidade do México e, em 1746, foi aceita por todos os territórios da Nova Espanha, que incluía parte da atual Califórnia, bem como o México e regiões ao sul, como Guatemala e El Salvador. Em 1754, o Papa Bento XIV aprovou sua importância e concedeu-lhe uma festa e missa adequadas para 12 de Dezembro. O Papa Pio X a proclamou padroeira da América Latina em 1910 e, em 1935, Pio XI a aprovou também nas Filipinas. A veneração de Nossa Senhora de Guadalupe tem sido particularmente forte entre as mulheres, especialmente no México, e desde pelo menos o início do século XVIII a devoção foi difundida em todo o mundo pelos jesuítas e outros religiosos.

Muito mais que religião

O papel de Nossa Senhora de Guadalupe na história mexicana não se limita a questões religiosas; ela desempenhou um papel importante no nacionalismo e na identidade mexicana. Em 1810, Miguel Hidalgo y Costilla a promoveu como padroeira da revolta que liderou contra os espanhóis. A imagem da Virgem de Guadalupe apareceu nas bandeiras dos rebeldes, e o grito de guerra dos rebeldes era "Viva Nossa Senhora de Guadalupe". Durante um renascimento religioso no México no final do século XIX, os pregadores declararam que a fundação do México poderia ser datada da época de sua aparição, porque ela libertou o povo da idolatria e reconciliou os povos espanhóis e indígenas em uma devoção comum. Os rebeldes camponeses de Emiliano Zapata carregavam a bandeira de Nossa Senhora quando entraram na Cidade do México em 1914 e, durante a guerra civil no México em 1926-29, as bandeiras dos rebeldes traziam sua imagem. Seu significado contínuo como símbolo religioso e nacional é atestado pelas centenas de milhares de peregrinos que visitam seu santuário todos os anos.

Oração à Nossa Senhora de Guadalupe

"Ó, gloriosa Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira das Américas, tu és nossa mãe compassiva. Curai nossas penas, nossas misérias e dores, acolhei-nos no aconchego do Teu manto. Escutai, mãe, as nossas preces (faça o pedido). Amparai os doentes e desempregados, abençoai nossas casas e as nossas famílias, protegei nossos filhos livrando-os das maldades e dos perigos desse mundo. Guardai nossos lares escondendo-os dos olhos dos maus, que neles o nome de Deus seja sempre invocado com respeito e amor. Que os seus mandamentos sejam observados com fidelidade. Que Vosso bendito nome, ó Mãe querida, seja sempre lembrado com muita devoção. Que a palavra de Deus seja sempre meditada e seguida todos os dias da nossa vida. Que a nossa obediência a Teu Filho Jesus exale tal qual uma rosa um perfume de santidade. Amém! (rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e o Glória ao Pai). Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!"

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Publicidade