PUBLICIDADE

Conheça os cristais de equilíbrio para cada chakra

As pedras devem ser utilizadas de acordo com as cores de cada chakra

23 out 2021 - 18h02
Compartilhar
Exibir comentários
Cada chakra é equilibrado com o auxílio de diferentes cristais -
Cada chakra é equilibrado com o auxílio de diferentes cristais -
Foto: Sara Johnston/Unsplash / João Bidu

Os cristais, entre todos os seus atributos, são considerados grandes agentes de cura. A Cristaloterapia é a modalidade de terapia energética que utiliza os cristais para promover, de forma complementar, a melhora da saúde em vários âmbitos. Essa técnica consiste basicamente em posicionar os cristais correspondentes em pontos do corpo conhecidos como chakras.

QUER SABER O QUE VAI ROLAR NO DIA? CONFIRA O HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU! O ASTRÓLOGO REVELA AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO.

O que são chakras e por que equilibrá-los

Os chakras são vórtices de energia localizados em todo o campo áurico que vibram de forma constante e têm como principais funções a distribuição e troca energética por todo o corpo. São centros energéticos importantes estudados em todo o complexo da anatomia sutil. Eles são considerados, não só na cultura hindu - da qual surgiram os primeiros estudos sobre esse tema -, mas também dentro de diversas linhagens espiritualistas e religiosas.

Existem, por todo o corpo etérico, diversos chakras, porém, dentro das práticas terapêuticas, são estudados sete chakras principais. Cada um deles está ligado a um corpo sutil, conta com uma cor vibracional correspondente e fica localizado em um ponto específico do corpo físico, regendo os órgãos identificados nessa área.

É importante manter o equilíbrio desses centros de energia. Quando estão equilibrados produzem bem-estar e saúde. Mas, quando estão em desequilíbrio podem ser os causadores de diversos problemas físicos, mentais, emocionais e espirituais.

Os cristais selecionados por grupos de cores são normalmente identificados com o chakra da mesma cor correspondente para promover o seu tratamento. Portanto, cada chakra poder ser alinhado com o uso de alguns cristais específicos. 

Chakras e os cristais para equilíbrio

Chakra Básico 

Considerado o primeiro chakra, seu nome em sânscrito é Muladhara. É considerado o chakra da raiz, responsável pela força, coragem e a sobrevivência. Fica localizado na base da coluna e a cor atribuída é o vermelho.

Quando está em equilíbrio promove vitalidade e segurança. Em desequilíbrio pode causar apatia, insegurança e raiva.

Cristais vermelhos: Rubi, Granada e Jaspe Vermelho.

Chakra Gerador ou Sexual

Considerado o segundo chakra, seu nome em sânscrito é Svadhishthana. É também conhecido como chakra sacral. É o chakra da procriação e o gerador das emoções. Fica localizado três dedos abaixo do umbigo, no baixo ventre, e a cor atribuída é o laranja.

Quando está em equilíbrio promove a criatividade, a autoestima, a sociabilidade e segurança emocional. Em desequilíbrio pode causar desânimo, desorganização e compulsões.

Cristais laranja: Calcita Laranja, Cornalina, Pedra do Sol e Pedra da Lua.

Chakra do Plexo Solar

Considerado o terceiro chakra, seu nome em sânscrito é Manipura. É o chakra da realização e do poder pessoal. Tem forte ligação com o senso de ego e com o sistema de crenças. Fica localizado três dedos acima do umbigo, na altura da boca do estômago, e a cor atribuída é o amarelo.

Quando está em equilíbrio promove motivação, alegria e capacidade de realização. Em desequilíbrio pode causar irritabilidade, impaciência, dispersão e hesitação.

Cristais amarelos: Citrino Natural, Topázio Imperial e Enxofre.

Chakra Cardíaco

Considerado o quarto chakra, seu nome em sânscrito é Anahata. É conhecido como o chakra do coração, responsável pelo sentimento de amor e compaixão e é de extrema importância para o processo de cura. Fica localizado no centro do peito, entre os mamilos, e a cor atribuída é o verde e também o rosa.

Quando está em equilíbrio desperta o acolhimento, o sentimento de perdão, o amor incondicional e capacidade de devoção e fé. Em desequilíbrio pode causar sensação de medo, nostalgia, frieza e desespero.

Cristais verdes/rosas: Quartzo Verde, Esmeralda, Malaquita, Quartzo Rosa, Rodocrosita e Kunzita.

Chakra Laríngeo

Considerado o quinto chakra, seu nome em sânscrito é Vishuddha. É o chakra da comunicação e da criatividade, visto como um portal de comunicação entre os chakras. Fica localizado na base do pescoço, na garganta e a cor atribuída é o azul.

Quando está em equilíbrio promove uma comunicação transparente, capacidade de manifestação e concretização das ideias. Em desequilíbrio pode causar introspecção, ansiedade falta de adaptação.

Cristais azuis: Água Marinha, Quartzo Azul, Turquesa e Larimar.

Chakra Frontal

Considerado o sexto chakra, seu nome em sânscrito é Ajna. É conhecido como o chakra do terceiro olho, responsável pelo processo de consciência, pensamentos, percepção e raciocínio. É onde se desenvolve a clarividência. Fica localizado na testa, entre as sobrancelhas, e a cor atribuída é o índigo e o violeta.

Quando está em equilíbrio promove expansão da consciência, poder mental e boa capacidade de compreensão e percepção. Em desequilíbrio pode causar incoerência, paranoia e utopia.

Cristais índigo/violetas: Sodalita, Lápis Lazúli, Fluorita e Ametista.

Chakra Coronário

Considerado o sétimo chakra, seu nome em sânscrito é Sahasrara. É conhecido como o chakra da coroa, responsável pela conexão com a espiritualidade, equilíbrio e evolução. Fica localizado no topo da cabeça e a cor atribuída é o branco, e em algumas literaturas o dourado, por representar a luz.

Quando todos os outros seis chakras estão em equilíbrio, este chakra se manifesta em perfeita harmonia, promovendo o autoconhecimento, centramento e a compreensão de tudo. Em desequilíbrio pode causar falta de inspiração, desconexão com o divino e ilusão.

Cristais brancos: Quartzo Branco, Selenita e Ulexita.

Dica

Uma boa dica para alinhamento energético dos chakras com o uso dos cristais é fazê-lo posicionando um cristal rolado, entre os indicados acima, no ponto específico de cada chakra.

Mantenha os cristais posicionados por aproximadamente 15 a 20 minutos, de forma relaxada, imaginando o equilíbrio físico, mental, emocional espiritual. Quando terminar, faça a limpeza e energização dos cristais. Use-os somente para si próprio.

Exemplo:

  • Chakra Básico: Granada
  • Chakra Gerador: Calcita Laranja
  • Chakra do Plexo Solar: Citrino Natural
  • Chakra Cardíaco: Quartzo Rosa 
  • Chakra Laríngeo: Água Marinha
  • Chakra Frontal: Ametista
  • Chakra Coronário: Quartzo Branco

Texto: Sérgio Olens - Terapeuta holístico e oraculista

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Publicidade