PUBLICIDADE

Conheça a estrutura da mente e aprende a ler o mundo além da matéria

Cuidar da nossa vibração confere bem-estar e evita brechas para conteúdos externos indesejados

17 jan 2022 18h02
ver comentários
Publicidade
Cuidar da nossa vibração confere bem-estar e evita brechas para conteúdos externos indesejados - Shutterstock.
Cuidar da nossa vibração confere bem-estar e evita brechas para conteúdos externos indesejados - Shutterstock.
Foto: João Bidu

Compreender o universo energético-espiritual exige que façamos alguns exercícios de abstração nos coloquemos abertos a uma perspectiva diferente da convencional.

Tal dimensão do mundo não é linear, não começa no um e termina no dez e não possui uma relação tão óbvia entre os fatos. Muitas vezes, esse universo é invertido, como o negativo de uma foto, e, para ser entendido, demanda uma mente disposta a ter este novo olhar.

Posto isso, um tópico básico para quem quer aprender a ler o mundo para além da matéria é a compreensão de que tudo ocorre por sintonia. Em outras palavras, podemos dizer que nada acontece por acaso, que o mundo que o cerca é seu reflexo, que as pessoas ao seu redor têm compatibilidade com quem você é…

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO NO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

O que sintoniza com fatos, pessoas e situações é a vibração de cada um. E a nossa vibração é determinada pelas nossas emoções, pensamentos e sentimentos. É possível também sentir a vibração dos outros e de lugares, influenciar e sermos influenciados por esses aspectos. Por isso, é muito importante sempre cuidar da qualidade da nossa vibração, pois, além de conferir bem-estar, isso evita que sejam abertas brechas para conteúdos externos indesejados.

Como apresentado, um dos pontos que influenciam nossa vibração é a constância e o tipo de pensamento que ronda a nossa mente. Sustentar pensamentos construtivos e alinhados ao que você deseja para a sua vida é sempre a melhor opção.

Mas, muitas vezes, simplesmente parar a "conversa interna" que se estabelece dentro da nossa cabeça já não é tão fácil, que dirá direcionar a mente e manter pensamentos de determinada ordem ao longo do dia.

Isso ocorre devido à natureza da mente humana. De modo descontraído, podemos dizer que a nossa mente é "preguiçosa" e faz de tudo para manter as coisas como estão, do jeitinho que ela aprendeu (ou muitas vezes foi condicionada). O resultado é que acabamos vivendo no "modo automático", apenas reagindo diante das situações.

Estrutura da mente

Para compreender o funcionamento da nossa mente é importante conhecer as camadas que compõem essa estrutura e entender qual a dinâmica de cada uma delas.

Mente consciente

A mente consciente é a racionalidade, a parte que utiliza a lógica, faz cálculos e julgamentos. É a inteligência e a intelectualidade. Essa camada da mente é responsável por decidir, planejar e executar.

É clássica a representação das estruturas da mente como um iceberg, em que a mente consciente equivale à parte que fica acima do nível do mar e corresponde a cerca de 5% do todo.

Mente inconsciente

Correspondendo aos outros 95% do iceberg, a mente inconsciente é a camada mais profunda e passiva. Ela preserva memórias afetivas, sugestionamentos, processos de aprendizados que ficam "no automático" - como dirigir, por exemplo.

Também conserva os aspectos instintivos, que são responsáveis pela manutenção da vida do corpo físico, e os temas referentes ao inconsciente coletivo, que abriga os modelos mentais pertencentes a toda humanidade

A força da mente

Apesar de a mente consciente ser a responsável pelas análises e decisões racionais, a mente inconsciente - por corresponder a 95% da capacidade mental - tem o poder de nos "arrastar".

Por isso, somos tão condicionados pelo que aprendemos durante a infância ou que nos é sugestionado pela mídia, por histórias que nos contam ou por crenças e paradigmas do senso comum.

Use a seu favor

Conhecendo a capacidade de influência da mente inconsciente, você pode utilizar esse poder para auxiliar a construir seus projetos.

Alimente o seu inconsciente com sugestionamentos alinhados ao que quer construir, como palavras de afirmação, autoelogio e exercícios de visualização. Conheça histórias e pessoas que realizaram o que você quer realizar e se coloque aberto para a mudança.

Assim, utilizando as habilidades da mente consciente, você oferece para a mente inconsciente um novo repertório e novas possibilidades. Ao mesmo tempo, vai desfazendo os padrões mentais preestabelecidos, que podem estar mantendo você preso na situação atual.

É possível acelerar esse processo, com técnicas de limpeza e harmonização feitas por terapeutas qualificados. Mas, sempre, o mais importante é olhar para você com amor, carinho e dedicação.

Texto: Bia Albuquerque (@biaaterapeuta), humanoterapeuta, psicanalista espiritualista, facilitadora do Círculo da Vida e ledora de baralho terapêutico

João Bidu
Publicidade
Publicidade