PUBLICIDADE

Qual é a diferença entre Astrologia e Astronomia?

Embora haja certa rixa, tanto as descobertas astronômicas quanto astrológicas ao longo da história são importantes

13 jun 2022 09h06
ver comentários
Publicidade
diferença entre Astrologia e Astronomia
diferença entre Astrologia e Astronomia
Foto: Unsplash / Personare

Antigamente, a observação dos astros era uma prática comum entre diversas civilizações. Por isso, até o século XVII, aproximadamente, Astrologia e Astronomia eram uma só coisa. Embora ainda existam pontos de interseção entre os dois estudos, hoje cada um tem um foco específico. Entenda a seguir qual é a diferença entre Astrologia e Astronomia.

O que é Astronomia?

A Astronomia é uma ciência que tem como enfoque o aspecto físico do Universo, a observação dos corpos celestes, assim como os fenômenos físicos e químicos relacionados a eles. É uma das práticas mais antigas da humanidade; para se ter uma ideia, há registros astronômicos que remontam períodos pré-históricos.

O que é Astrologia?

A Astrologia é um conhecimento com mais de cinco mil anos de história, mas não é considerada uma ciência, porque ela não obedece ao método científico contemporâneo. É um conhecimento tradicional da história da humanidade que estuda os símbolos e significados culturais atribuídos às posições dos planetas. Entenda aqui porque a Astrologia funciona.

Ela se desenvolveu como uma ferramenta de autoconhecimento, que é baseada na experimentação (assim como ocorre com a Psicologia) e observa a relação entre os ciclos astrológicos no céu e como tais ciclos se relacionam com os seres humanos na Terra - assim nasce o Horóscopo Personalizado.

Por que estudar os Astros?

O hábito de estudar os corpos celestes nasceu, sobretudo, da necessidade que o Homem tinha de entender os fenômenos da natureza na Terra. Antigamente, era imprescindível para a subsistência humana que fosse descoberto o período do ano mais propício para a plantação e a colheita de alimentos.

Dessa forma, os homens começaram a observar o céu procurando correlações entre os eventos celestes e os terrestres. Observou-se que muitos deles eram de natureza cíclica, como, por exemplo, as estações do ano, as marés e as fases da Lua, entre outros.

Qual a semelhança entre Astrologia e Astronomia?

Segundo o astrólogo do Personare Alexey Dodsworth, o ponto de interseção entre a Astrologia e a Astronomia está no fato de que ambos os saberes se ocupam da identificação precisa da posição de corpos celestes.

A Astrologia se vale da aplicação da mecânica celeste para calcular a exata posição em que um dado corpo celeste está no momento de um nascimento.

Qual é a diferença entre Astrologia e Astronomia?

A diferença entre Astronomia é uma ciência, enquanto a Astrologia é um conhecimento tradicional. Enquanto a Astronomia busca, com base em Física e Matemática, entender o universo , através de observações de corpos celestes e suas reações físicas e químicas, já a Astrologia usa as posições dos Astros para correlacionar com eventos da humanidade.

A análise astrológica, portanto, é baseada na experimentação e no registro da posição que os Astros ocupavam no céu enquanto determinados eventos ocorriam.

  • No momento em que uma pessoa nasce, os astros ocupam uma determinada posição no céu. Esse retrato do céu é registrado no Mapa Astral de nascimento, também conhecido como Carta Natal - uma das principais ferramentas astrológicas.
  • No entanto, os planetas continuam a se movimentar, girando constantemente ao redor do Sol. Esse movimento cíclico faz com que eles formem aspectos no Mapa Astral de nascimento de uma pessoa, originando os chamados ciclos ou trânsitos astrológicos.
  • Horóscopo Personalizado nada mais é do que a comparação entre a posição dos planetas do Mapa Astral de uma pessoa com o céu do dia analisado, também conhecido como Mapa do Céu.

Outra diferença entre Astrologia e Astronomia está na definição de Astros. Para a Astrologia, planeta é qualquer corpo celeste que se move. Sol e Lua não são de fato planetas, mas recebem esta terminologia por astrólogos. A melhor maneira de se referir a eles, inclusive, é como luminares.

A Astronomia é uma ciência preocupada com questões de ordem técnica e não simbólica. Logo, as mudanças feitas por ela não dizem respeito à Astrologia. Suas descobertas não impactam a forma como a Astrologia trabalha.

Então mesmo que os astrônomos digam hipoteticamente que Plutão não é mais um planeta (entenda a polêmica aqui), ele ainda seria considerado assim pela Astrologia.

Por que Astrologia e Astronomia são estudos complementares?

Embora haja certa rixa entre os dois conhecimentos, as descobertas astronômicas e astrológicas feitas ao longo da história da humanidade são importantes, não só porque modificaram a forma como vivemos hoje, mas, principalmente, porque se tratam de conhecimentos vivos.

Seus estudos são fontes de inspiração e investigação constante, alimentados pelo desejo do homem de saber mais sobre si mesmo e sobre o universo em que vive.

O post Qual é a diferença entre Astrologia e Astronomia? apareceu primeiro em Personare.

Personare (conteudo@personare.com.br)

- A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Personare
Publicidade
Publicidade