3 eventos ao vivo

15 motivos para fazer yoga e ter um estilo de vida melhor

Confira como yoga pode mudar seu estilo de vida

23 jul 2020
18h47
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Faça yoga sem sair de casa - Crédito: Zen bear yoga/Unsplash
Faça yoga sem sair de casa - Crédito: Zen bear yoga/Unsplash
Foto: João Bidu

O yoga é como um combo de benefícios! A prática é recomendável para qualquer pessoa; não importa qual seja a faixa etária, é possível aproveitar as amplas utilidades dos exercícios dessa modalidade.

Mas, você sabe quais são essas utilidades? Se você tem dúvidas sobre os benefícios do yoga ou não sabe o por quê dele ser tão famoso e útil para todos, a gente te conta 15 motivos para incluir a prática na sua rotina e mudar seu estilo de vida.

Depois de descobrir tantos pontos positivos, você com certeza ficará mais incentivado(a) a experimentar a modalidade, que pode ser feita no conforto do seu lar com segurança e tranquilidade.

Os benefícios do yoga para a saúde física e mental são adquiridos com a realização frequente da atividade, então, comece hoje mesmo com as posturas para iniciantes para ir acostumando seu corpo à introdução do yoga na sua rotina, sem exigir demais dele.

Seu estilo de vida será muito melhor com os benefícios do yoga, então, não deixe essa atividade para depois - sua saúde não pode esperar!

Benefícios do yoga para melhorar seu estilo de vida

1. Ajuda a mente ficar no presente

Manter o foco no presente e deixar a mente concentrada no que está acontecendo no mundo real ajuda a afastar as ilusões. O yoga ensina a ter atenção plena e consciência sobre o agora, então, você não dará espaço aos pensamentos que tentam tirar seu foco para controlar a sua mente. Em vez disso, é você que estará no controle e terá consciência do que está fazendo e do que deseja fazer.

2. Impede o desgaste dos ossos

A modalidade aciona a articulação que, em resposta, estimula a cartilagem. Como em um efeito dominó, a cartilagem ativa a circulação do fluido da articulação e o corpo entende que isso é um sinal para enviar mais nutrientes para o local. Assim, a prática impede o desgaste dos ossos e favorece as articulações. 

3. Melhora a postura

Coloque os músculos no lugar e deixe sua postura correta e sem dores com a ajuda dos exercícios. Além disso, essa ação impede o surgimento de lesões nos músculos e doenças sem cura, como a artrite.

4. Ajuda emagrecer

O yoga acelara o metabolismo, contudo sua principal contribuição para o emagrecimento é o combate da ansiedade. Um dos efeitos desse problema pode ser manifestado pela fome, conhecida como fome emocional. Sua função não é nutrir o corpo, mas colocar para fora as emoções causadas pela ansiedade, podendo provocar o ganho não saudável de peso, já que a pessoa perde o controle e consome alimentos em excesso. O yoga, então, entra em ação para restabelecer esse controle e impedir que a mente caia nas armadilhas da ansiedade. 

5. Deixa o coração mais forte

O sitema vascular é muito estimulado durante a prática do yoga, principalmente quando as posições são mais intensas para o corpo. O coração, por sua vez, fica exposto a uma situação em que precisa executar melhor sua função. Assim, a atividade ajuda fortalecer o órgão e reduz as chances de desenvolver doenças ou infartos. 

6. Corpo com maior flexibilidade

Você sente o corpo travado ao acordar? Saiba que o yoga beneficia as articulações e, consequentemente, deixa seus movimentos mais leves e soltos. Muitas posturas exigem um maior alongamento dos músculos e, para quem não tem prática, parecem ser um desafio doloroso. Contudo, a flexibilidade aumenta a cada sessão e, em pouco tempo, você já conseguirá se movimentar com mais liberdade e deixará de sentir o corpo travado.

7. Pode baixar o nível de açúcar no sangue

Para quem tem tendência a ter ou já tem diabetes, o exercício pode ser utilizado como um auxílio para diminuir o açúcar no sangue. Os movimentos ajudam a intensificar o fluxo sanguíneo e, assim, o organismo consegue incorporar a insulina de maneira mais eficaz.

8. Combate problemas gástricos

Algumas das posturas do yoga proporcionam torções no corpo, que afetam positivamente os órgãos digestivos. Isso quer dizer que cada torção é como uma massagem para os órgãos, ajudando-os a desempenhar melhor suas funções. 

9. Melhora a autoestima

Quantas vezes você se pegou questionando sobre as suas qualidades ou habilidades? Por vezes, parece que a dúvida sobre quem somos nunca será solucionada, e não saber quem você é abre espaço para a incerteza acerca do que você pode fazer da sua vida. Para mudar isso, o autoconhecimento pode ser desenvolvido e conquistado com a prática de yoga. Com a dissipação do estresse e a clareza mental proporcionados pela atividade, você aprenderá mais sobre a sua própria essência e não será mais tão influenciado pelas incentezas. 

10. Aprender a perdoar

Olhe para dentro de si e veja quantas coisas do passado você carrega. Será que vale a pena levar esse peso a mais com você? Se as vivências do passado estão cheias de emoções desgastantes, como raiva, rancor e tristeza, então está na hora de se desprender delas. Dizer com palavras que perdoou alguém é simples, mas se não for de coração, não tem valor. Apenas com o perdão você conseguirá seguir em frente e, para isso, é necessário esforço. O yoga auxilia na quebra das correntes que te prendem ao passado, já que está ligado ao conceito da libertação da mente, do coração e da propagação do amor.

11. Terá mais alegria de viver

A vida pode ser comparada com uma caixa de um mágico; você não sabe o que sairá dela, mas com certeza será impressionante. A magia acaba quando esquecemos da alegria de viver e tudo passa a ser igual e sem emoção. A prática do yoga, como a Saudação ao Sol, fará com que você veja o mundo com os olhos de uma criança - com leveza e satisfação. Isso porque a atividade trabalha de dentro para fora, portanto, com o interior do corpo estável, a alegria será manifestada em você.

12. Raciocínio na potência máxima

Exercícios que utilizam a respiração e a concentração como base são perfeitos para estimular o raciocínio. Com a prática frequente, não haverá problemas que você não possa solucionar. Afinal, você aprenderá a dominar os pensamentos e saberá como melhor aproveitá-los enquanto trabalha, estuda ou resolve questões da sua vida pessoal.

13. Maior facilidade de comunicação

Conectar-se com outras pessoas será descomplicado com o tempo de prática de yoga. Durante a atividade, ocorre a elevação do humor e você passa a emanar boas energias. Quem estiver ao seu lado pode ser influenciado por essa positividade, logo a chance de melhorar a comunicação e a aproximação com as pessoas será maior. Além disso, o yoga fortalece a empatia e a compreensão.

14. Mais energia durante o dia

Para o dia render mais, faça uma sessão de yoga ao acordar. Se possível, execute as posições em um local em que bata raios solares. Os movimentos, junto com a energia do Sol, impulsionam o astral e carregam seu corpo de força vital e animação. A disposição para realizar as tarefas do dia será superior à preguiça!

15. Controle das emoções

Sinta o mundo com totalidade, mas não esqueça da razão. Há horas em que as emoções são tão intensas, que fazemos coisas sem pensar duas vezes. Já em outros momentos, a razão é tão grande que desperta a frieza do ser. Ou seja, nenhum extremo traz benefício; apenas o equilíbrio pode conciliar a mente com o coração. Conquiste essa harmonia por meio dos exercícios que trabalham com a concentração plena e o autoconhecimento.

Que tal começar hoje mesmo a praticar o yoga e estabelecer um estilo de vida mais saudável e benéfico para seu corpo e sua mente?

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade