BYD realiza primeiro carregamento dos Dolphin Mini montados em Camaçari
Primeiro lote de Dolphin Mini deixou a fábrica na Bahia rumo ao Distrito Federal, marcando a estreia logística do complexo industrial
Aos poucos, a BYD vai avançando na montagem de carros chineses no Brasil. A montadora chinesa realizou na quinta-feira, 23, o primeiro carregamento comercial de veículos montados em seu novo complexo industrial de Camaçari, na Bahia. Duas semanas após a inauguração, 55 unidades do Dolphin Mini, todas na cor branca, seguiram para concessionárias do grupo Águia Branca, em Brasília.
O BYD Dolphin Mini é o carro elétrico mais vendido do Brasil – já tem 23 mil registros acumulados este ano – e chega praticamente pronto da China. Porém, a empresa afirma que dentro de um ano vai aumentar o nível de nacionalização e está selecionando fornecedores para peças de reposição.
Viagem até a capital federal – cerca de 1.400 km
O lote de Dolphin Mini montados em Camçari embarcou em cinco carretas, cada uma transportando aproximadamente dez veículos. O trajeto até o Distrito Federal deve levar de três a quatro dias. O fato de a viagem ser feita em várias carretas revela outro problema de infra-estrutura do Brasil: a escassez de linhas ferroviárias.
Segundo Tyler Li, presidente da BYD Auto do Brasil, a operação simboliza a rapidez do projeto industrial e a expansão da mobilidade elétrica no país. A BYD informou que novos carregamentos nacionais estão previstos para outubro, reforçando o ritmo produtivo inicial da planta baiana.