PUBLICIDADE

Tradições típicas juninas para reproduzir em suas festas

Descubra como deixar sua festa junina caseira melhor reproduzindo essas tradições típicas, de acordo com João Bidu

8 jun 2024 - 11h00
(atualizado às 23h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Junho é conhecido como o mês dos famosos santos e das festas juninas, onde as comidas, músicas, brincadeiras e roupas típicas são essenciais para a celebração.
Descubra como deixar sua festa junina caseira melhor reproduzindo essas tradições típicas, de acordo com João Bidu
Descubra como deixar sua festa junina caseira melhor reproduzindo essas tradições típicas, de acordo com João Bidu
Foto: João Bidu

Junho é o mês de vários santos, mas entre os mais populares estão São João, São Pedro e Santo Antônio, é por causa deles que temos as famosas festas juninas. Celebrações com comidas, músicas, brincadeiras e danças típicas. A partir do começo do mês o país inteiro se reúne para aproveitar esses momentos se reunindo em paróquias, igrejas, centros culturais e até mesmo em casa com as pessoas mais próximas.

Confira dicas para fazer uma festa junina perfeita sem deixar de lado as tradições típicas dessa celebração.

Tradições típicas juninas para realizar em suas festas juninas

Comidas e fogueira

A coisa mais importante numa festa junina são as comidas e a fogueira. Se no espaço que você for realizar sua festa permitir fazer uma fogueira, faça! Não tem nada mais junino que uma bela fogueira para aquecer a noite fria, mas cuidado na hora de montar ela.

As comidas são de extrema importância nessas celebrações, e algumas delas são bem características da época como maçã do amor, pinhão, vinho quente e quentão, pipoca, milho cozido, cuscuz…

Quanto mais comida, melhor. Por ser uma festa que as pessoas vão para encher a barriga.

Quadrilhas

As quadrilhas e danças típicas não podem faltar, com músicas nordestinas e sertanejas. Entretanto todos conhecem a famosa música de quadrilha de São João para dançar em pares (olha a cobra…).

As brincadeiras é um complemento muito bem vindo dessa noite tão divertida, com bingo, pescaria, correio elegante, jogo das argolas, o importante é não ficar parado.

O que usar nas festas juninas

As roupas também é um detalhe de extrema importância nessas celebrações, todos costumam ir a caráter, seja fantasiados com vestidos de quadrilhas. Com roupas de estampa xadrez, chapéus, por isso capriche no visual.

As mulheres costumam usar maria chiquinha e fazer sardas bem marcantes na bochechas. Porém os homens costumam preencher o meio da sobrancelha, fazer bigodes falsos e todos usam chapéus de palha.

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade