Saturno é o senhor do carma: saiba qual é o seu

Saturno é um dos mais importantes planetas, quando se trata de crescimento e evolução da alma

30 mar 2021
09h00 atualizado em 5/4/2021 às 12h27
0comentários
09h00 atualizado em 5/4/2021 às 12h27
Publicidade

Saturno é um dos planetas mais belos do nosso sistema solar, com seus anéis luminosos, flutuando no espaço. No entanto, Saturno é um planeta temido, especialmente para os que conhecem um pouco de astrologia.

A energia de Saturno atua em várias dimensões do nosso ser, na vida prática, na psicológica e no nível da nossa alma. Saturno é um dos mais importantes planetas, quando se trata de crescimento e evolução da alma. 

Saturno é Chronos da mitologia, o Senhor do tempo, por isso ele nos pede, acima de tudo, paciência. A paciência é a arte de nos unirmos ao tempo, de sabermos que é preciso nos aliarmos ao tempo para que algo seja construído. 

A energia de Saturno atua em várias dimensões do nosso ser, na vida prática, na psicológica e no nível da nossa alma.
A energia de Saturno atua em várias dimensões do nosso ser, na vida prática, na psicológica e no nível da nossa alma.
Foto: Reuters

Saturno é também, o Senhor do carma, o ponto em nossa vida que mais dói, que sentimos mais dificuldade, onde teremos, certamente mais trabalho, o lugar onde nossos medos afloram. Por isso, o setor onde se encontra Saturno em nosso mapa natal, nos mostra esse ponto sensível, onde se encontra aquilo que chamamos de “calcanhar de Aquiles”, o nó que devemos desatar durante nossa existência, o ponto onde mora nosso aprendizado de vida. 

“Onde está seu medo, aí está sua tarefa”, dizia Carl Jung, um dos grandes psicanalistas que passaram pelo nosso planeta. Portanto, é importante saber a posição de Saturno em nosso mapa, para começarmos a desvendar nosso trabalho de vida. Todos nós temos um trabalho definido, um ponto mais difícil, que nos dói mais. Todos intuímos onde esse ponto se esconde, mas é extremamente importante arrancar esse véu e arregaçarmos as mangas e trabalhar no sentido da autotransformação. 

Saturno na casa 1

Com essa posição de Saturno, você vive na defesa, você pode ter criado uma espécie de muro de concreto entre você e o outro, você e o meio que vive, você e a sociedade. O que se esconde atrás desse muro, é um medo imenso da inadequação, de expor-se e de ser julgado e rejeitado. É claro que esse muro faz parte de sua personalidade, mas seu trabalho de vida é torná-lo mais poroso, para que haja mais troca entre você e seu meio.

Saturno na casa 2

Com Saturno no setor financeiro, seu aprendizado está relacionado com o dinheiro. Aqui, o dinheiro é sinônimo de segurança no mundo, portanto, é seu sentido de segurança que deve ser trabalhado. O medo da pobreza é construído, normalmente, com uma infância de limitações, mas pode acontecer o contrário. Você vai precisar aprender a lidar com o dinheiro, a equilibrar ganhos e gastos e trabalhar seus medos da falta.

Saturno na casa 3 

Com Saturno no setor da comunicação, você se torna uma pessoa mais calada, mais introspectiva; o medo de expor-se acontece através de uma forte insegurança intelectual. Esse medo acaba levando você a tornar-se um estudioso minucioso, uma pessoa que vai até o esqueleto do conhecimento, muitas vezes, um erudito. Ensinar e aprender são seus principais trabalhos de vida.

Saturno na casa 4

Com Saturno na base do mapa, encontramos os medos mais latentes, o sentido de segurança no mundo foi abalado muito cedo. Normalmente o distanciamento paterno causa os problemas psicológicos da pessoa com esse posicionamento astrológico. A família, base de segurança para a maioria de nós, é abalada pelos problemas dos pais. Sua tarefa é a construção de uma família, a partir de suas escolhas. 

Saturno na casa 5

Com Saturno no setor da identidade, há uma forte dificuldade na construção de um ego próprio, sem as influências parentais, ou seja, do pai ou da mãe. Ser aquilo que sou é a coisa mais difícil para quem tem Saturno nessa posição. O trabalho maior está na construção do ego. Os problemas no amor, próprios desse posicionamento, tem a ver exatamente com a dificuldade em ser. Sem saber quem somos, comprometemos nossas escolhas.

Saturno na casa 6

Com esse posicionamento de Saturno, existe uma forte necessidade de organização e método; a organização externa é, simplesmente, a projeção de uma necessidade quase vital de organização interna. O trabalho cotidiano pode ser um grande aliado nesse sentido. Ter uma rotina organizada é fundamental para a paz interior. Normalmente são pessoas que trabalham incansavelmente.

Saturno na casa 7

Com esse posicionamento de Saturno, as relações são o calcanhar de Aquiles, o lugar onde residem as inseguranças e os palcos de maior aprendizado. Amizades, namoros, casamentos e sociedades são o ponto de maior dificuldade, mas de maior necessidade. Quem tem Saturno na 7, costuma levar os relacionamentos a sério e, de duas uma, ou fogem das relações estáveis como o diabo foge da cruz ou têm uma necessidade quase voraz de construir relações duradouras.

Saturno na casa 8

Nessa posição de Saturno, passamos a um outro nível de consciência, que pode ser alcançado depois de uma vida repleta de crises que envolvem o dinheiro, intimidade sexual e necessidade de mergulhos e transformações emocionais profundas. Aqui tratamos dos processos inconscientes, que não podem ser transformados sem dores intensas. O conhecimento deve ultrapassar o mundo emocional e adentrar o mundo oculto. 

Saturno na casa 9

Com Saturno na casa 9, entramos no âmbito da fé e das crenças herdadas. Normalmente, no decorrer da vida, quem traz esse posicionamento astrológico, passa por algumas decepções, normalmente relacionadas a crenças aprendidas pelos pais e/ou familiares. Aqui, Deus é profundamente questionado, no entanto, a tarefa é encontrar Deus de uma outra forma, um Deus não conceitual, mas que ressoe em seu coração. 

Saturno na casa 10

Com Saturno nesse posicionamento, é a carreira que será mobilizada durante toda a vida, até que a pessoa perceba que seu papel no mundo é maior do que o da maioria das pessoas. Seu papel é deixar uma marca no pequeno mundo que vive, a partir de uma consciência social adquirida. Normalmente, a mãe é figura de grande importância na formação do caráter e na carreira. 

Saturno na casa 11

Com Saturno nesse posicionamento, você escolhe ser um lobo solitário, pois possui um sentido de amizade mais profundo do que a maioria das pessoas. Você possui poucos amigos, mas eles são aqueles amigos de jornada, que fazem parte de sua tribo. Aliás, encontrar uma “tribo”, pessoas que pensam e que têm o mesmo ideal que você, é sua grande tarefa. Dessa forma, a sensação de solidão melhora significativamente.

Saturno na casa 12

Sabidamente, este, junto com a casa 8, é o posicionamento mais difícil de Saturno, pois é uma área da vida que envolve o inconsciente mais profundo e o encontro com a alma, com a verdadeira espiritualidade. O sentimento de solidão é intenso, assim como os medos, que, muitas vezes, beiram o pânico. Decifrar e enfrentar medos profundos é sua tarefa e isso só acontece quando você decide disciplinar-se na prática da meditação, de uma boa terapia e de uma espiritualidade que o faça sentir que você faz parte de uma grande corrente.

Fonte: Eunice Ferrari
Publicidade
Publicidade