PUBLICIDADE

Saiba como utilizar os arquétipos do tarot para resgatar a sua autoconfiança

14 nov 2022 - 13h07
(atualizado às 19h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Aprenda a utilizar os arquétipos do tarot –
Aprenda a utilizar os arquétipos do tarot –
Foto: Shutterstock / João Bidu

Superar os desafios é uma máxima constante em nossa vida e, em alguns momentos, não nos sentimos preparados para enfrentá-los, seja por nos acharmos fracos ou por simplesmente não enxergarmos em nós as habilidades e capacidades de solução. Veja como o tarot pode te ajudar a resgatar sua autoconfiança - afinal, confiar em nós mesmos é o primeiro passo para a conquista. Saiba mais sobre os arquétipos do tarot e como eles podem contribuir.

A nossa autoimagem 

Diante de um desafio, seja ele relacionado a questões financeiras, materiais, emocionais como baixa autoestima ou, até mesmo, relacionamentos sociais ou amorosos, a autopercepção de quem somos se torna ainda mais importante. Pois, todas as ações tomadas serão baseadas nos atributos pessoais que damos a nós mesmos em razão dos registros daquilo que vivenciamos e aprendemos, das lembranças e memórias que nosso psiquismo mantém e até mesmo no nosso funcionamento cerebral, quase que programado, e que sustenta nossos comportamentos e hábitos ao longo de boa parte da nossa existência.

Cada indivíduo tem suas vivências e, a partir delas, forma imagens em sua mente. Ou seja, percepções sobre o que vê e que formam seus valores pessoais. Daí a importância no trabalho de acessibilidade e condições sociais igualitárias, possibilitando a expansão de consciência, bem como a criação de novos caminhos neurais, dirigida pelo que chamamos de Eu-superior ou Superego, sempre baseado no princípio da moralidade.

Tarot como ferramenta terapêutica

Ainda que nossas vivências sejam distintas, nossas percepções possuem uma estrutura semelhante em relação a essas imagens que criamos mentalmente - o psiquiatra Carl Gustav Jung definiu como arquétipos. Estas imagens mentais produzem internamente uma comunicação sutil e muito profunda em nosso psiquismo, pois possui um conjunto de crenças, características, informação e energia.

Os arquétipos do tarot ilustram perfeitamente essas imagens, bem como os atributos que elas possuem, e carregam uma simbologia capaz de se comunicar e despertar os nossos registros mentais mais profundos, influenciando nosso comportamento e modelando a nossa personalidade.

Trio de arquétipos do tarot para autoconfiança

Como tudo em nossa vida é dual, é importante equilibrar os efeitos desses arquétipos para não cair em um extremo. Por isso, veja abaixo um trio de arquétipos infalíveis, além de saber como ativá-los em sua vida:

A Imperatriz: Te auxiliará a aprender o ritmo das coisas e do momento que você estiver passando. Você aprenderá a fluir com harmonia e leveza, além de sentir a paz interior. Esse arquétipo te conecta com o seu íntimo, promovendo a conexão com a sua verdadeira identidade emocional, auxiliando até no magnetismo. 

O Imperador: Quando o assunto é se apropriar de quem somos, esse é o arquétipo mais utilizado, pois possui toda a simbologia que expressa a autorresponsabilidade. Te coloca como protagonista da própria vida e vai te auxiliar a assumir o controle por seus objetivos de forma estratégica, auspiciosa, engajada.

A Força: Ajudará a equilibrar os seus instintos, principalmente diante dos momentos de frustração, auxiliando você a se libertar dos condicionamentos por meio da autoconsciência. É o retrato do seu Eu-superior, controlando sem crueldade o seu Ego.

Como ativar: Você pode tirar um momento do dia para meditar e se conectar com as figuras dessas cartas, bem como utilizá-las em um papel de parede que altere entre as imagens de forma automática. Ou ainda, lendo e conhecendo um pouco mais sobre seus símbolos e significados. 

Texto: Felipe Bezerra é Tarólogo, Astrólogo e Terapeuta Holístico na Origem Therapias.

Instagram: @origemtherapias

Site: https://www.origemtherapias.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/origemtherapia

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Publicidade