PUBLICIDADE

Por que Mercúrio retrógrado ficou tão famoso?

Quase todos os planetas ficam retrógrados, então por que a retrogradação de Mercúrio ficou tão popular? Vem entender aqui

5 abr 2024 - 11h39
Compartilhar
Exibir comentários
Por que Mercúrio retrógrado ficou tão famoso
Por que Mercúrio retrógrado ficou tão famoso
Foto: Nasa / Personare

"Mercúrio deve estar retrógrado" tornou-se uma explicação quase universal para quando algo dá errado em nossas vidas. É basicamente a "Lei de Murphy da Astrologia": tudo o que pode dar problema, dará errado durante este movimento planetário. Pelo menos é assim que ele ganhou a (má) fama. Mas por que Mercúrio retrógrado ficou tão famoso?

A Astrologia considera 10 planetas em suas análises e todos ficam eventualmente retrógrados, com exceção do Sol e da Lua.

Então por que a retrogradação de Mercúrio, um planeta tão pequeno, ficou tão popular? É isso que você entenderá melhor a seguir.

Desvendando os Planetas Retrógrados

Antes de mergulharmos na popularidade de Mercúrio retrógrado, vamos esclarecer o que exatamente significa um planeta retrógrado. 

Basicamente, quando um planeta parece estar retrógrado, ele está se movendo na direção oposta à sua órbita normal, criando a ilusão de um movimento regressivo. Ou seja, ele só parece andar para trás, mas de fato não está.

O astrólogo Alexey Dodsworth explica de maneira simples: "Você já deve ter entrado no trem ou num ônibus em que o ônibus do lado, ou o trem do lado, está indo mais devagar do que o ônibus ou trem em que você está. Não parece que o ônibus ou o trem do lado tá indo para trás? Mas não está!". É o mesmo que acontece com os planetas quando retrogradam.

Assim como Mercúrio fica retrógrado, todos os planetas retrogradam em algum momento ao longo dos anos. Os únicos astros que não retrogradam são o Sol e a Lua. Veja aqui a data dos sete planetas retrógrados em 2024.

Por que Mercúrio retrógrado ficou tão famoso?

Não existe uma única razão, nem mesmo um consenso para explicar a popularidade de Mercúrio retrógrado. Na verdade, uma soma de fatores contribui, ao longo do tempo, para que Mercúrio retrógrado ficasse famoso.

A seguir, os astrólogos do Personare compartilham 5 explicações que justificam por que Mercúrio retrógrado ficou tão famoso.

1. Frequência Alucinante

Uma das razões fundamentais para a fama de Mercúrio retrógrado é sua frequência, segundo astróloga Vanessa Tuleski. Enquanto a Terra leva um ano para orbitar o Sol, Mercúrio completa uma volta em apenas 88 dias. 

Como resultado, esse pequeno planeta nos ultrapassa três a quatro vezes por ano, criando a impressão de que está indo para trás. E cada retrogradação dura aproximadamente três semanas.

Em 2024, Mercúrio vai ficar retrógrado quatro vezes (veja aqui as datas). Como comparação, Marte retrógrado acontece a cada dois anos — e vamos ter neste ano. Já Vênus retrógrado ocorre a cada um ano e meio — e nem teremos em 2024.

2. Planeta Pessoal, Problemas Pessoais

Mercúrio é classificado como um "planeta pessoal" na Astrologia, o que significa que seus trânsitos são mais rápidos e seus significados são mais diretamente sentidos em nossas vidas, em comparação aos planetas sociais e geracionais, os quais são mais lentos e menos percebidos no dia a dia.

Especificamente, Mercúrio governa áreas vitais como comunicação, sistemas, transportes e a internet — aspectos intrínsecos de nossa existência moderna. Quando Mercúrio decide dar um "passo para trás", suas implicações podem ser sentidas em nossas interações diárias, por isso acaba sendo mais visível e comentado.

3. Impactos diretos no nosso dia a dia

Uma das associações mais comuns com Mercúrio retrógrado é o caos na comunicação. A astróloga Nai Tomayno exemplifica: contratos assinados erroneamente, mensagens mal interpretadas e falhas em dispositivos eletrônicos são alguns contratempos comuns durante esse período astrológico. 

Também podemos ter o retorno de ex-parceiros, as famosas DRs (discussões de relacionamento) sem fim, assim como falhas e confusões em sistemas de transporte. Quem não se abala com problemas como esses? É um prato cheio para memes e redes sociais.

4. Retrogradação nos "obriga" a parar

Nem tudo que envolve Mercúrio retrógrado é necessariamente ruim — apesar da fama ser esta. Vanessa Tuleski chama a atenção que, em um mundo movido pela pressa e pela constante necessidade de avançar, Mercúrio retrógrado nos obriga a fazer uma pausa e refletir. 

Alexey reforça que retrógrado tem a ver com rever, revisar e reinterpretar. Mas esses verbos com "re" não são necessariamente pop ou agradáveis num primeiro momento.

"Como Mercúrio tem a ver com comunicação, um ponto fundamental de uma retrogradação de Mercúrio é que aquele não é o momento para você tomar iniciativas. Por isso, é melhor esperar a retrogradação passar para a gente poder assinar coisas, escrever coisas importantes, ou dizer coisas importantes", afirma ele.

Embora possa parecer frustrante esperar e refletir, essa pausa forçada pode ser uma oportunidade para fazer ajustes necessários e iniciar novos projetos com uma perspectiva renovada.

Mas claro que nem todo mundo enxerga o copo meio cheio. Por isso, esse é mais um motivo para culpar Mercúrio retrógrado.

5. Redes sociais, memes e cultura pop

Além dessas razões principais, a crescente presença da Astrologia na cultura popular e a disseminação das informações através das redes sociais também contribuíram significativamente para a notoriedade de Mercúrio retrógrado. 

Desde memes engraçados até conselhos de celebridades, pois mesmo quem não acredita em Astrologia acaba sabendo quando Mercúrio retrógrado está acontecendo.

Então, da próxima vez que você enfrentar uma série de contratempos, talvez possa culpar (ou agradecer) a esse período. Afinal, Mercúrio retrógrado pode ser uma desculpa conveniente ou uma oportunidade para crescimento pessoal — dependendo de como você escolhe encará-lo.

Leia mais:

Como Mercúrio retrógrado age na sua vida

Você viu até aqui possíveis problemas e questões que Mercúrio retrógrado traz para as nossas vidas. Mas esse trânsito astrológico (assim como os demais) não agem da mesma forma para todo mundo, e nem mesmo é igual para você toda vez que acontece.

Mercúrio retrógrado tem uma importância diferente para cada pessoa de acordo com o Mapa Astral que você tem e é diferente para você, dependendo do signo por onde Mercúrio está passando no Céu no momento da retrogradação.

Pode parecer complicado, mas existe uma ferramenta gratuita que mostra que área da vida Mercúrio retrógrado está ativando e, portanto, você deve tomar mais cuidado. Para usá-la, é só seguir o passo a passo: 

  • Vá até o seu Horóscopo Personalizado do Personare aqui — é gratuito!
  • Se você não tem cadastro, preencha os seus dados. Se você tem, faça o login no site.
  • Então, você verá todos os trânsitos que estão acontecendo na sua vida neste momento.
  • Procure pelo trânsito de "Mercúrio na Casa…". Quando Mercúrio Retrógrado acontecer, você poderá entender as tendências para sua vida durante o período.

Veja que no exemplo abaixo a pessoa tem 13 trânsitos ativos, sendo que Mercúrio está passando pela Casa 6 neste momento.

Perceba haver um destaque sobre Mercúrio retrógrado à esquerda com a previsão completa e personalizada!

Foto: Personare

O post Por que Mercúrio retrógrado ficou tão famoso? apareceu primeiro em Personare.

Personare (conteudo@personare.com.br)

- A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Personare
Compartilhar
Publicidade
Publicidade